RETORNO

Pinacoteca de Mogi das Cruzes reabre com câmeras

ARTE SEGURA As novas câmeras de monitoramento da Pinacoteca estão interligadas à Central Integrada de Emergências Públicas. (Foto: Eisner Soares)
ARTE SEGURA As novas câmeras de monitoramento da Pinacoteca estão interligadas à Central Integrada de Emergências Públicas. (Foto: Eisner Soares)

Após dois meses fechada para reforma e reforço na segurança, com a instalação de câmeras e alarmes, a Pinacoteca de Mogi das Cruzes foi reaberta nesta quarta-feira. Os dias e horários de funcionamento continuarão os mesmos – de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Entre os destaques da reabertura está a exposição “Olhar Feminino”, que foi adiada para a realização da reforma.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, a reforma das instalações de segurança é para proteger os acervos em exposição na Pinacoteca. “Instalamos câmeras e alarmes pensando sempre na segurança, tanto das exposições quanto das pessoas que vão para a visitação”, comentou, acrescentando ainda que as novas câmeras de monitoramento estão interligadas com a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp).

A sétima edição do Olhar Feminino teve início em março, porém precisou ser interrompida para a instalação dos equipamentos de segurança. A Secretaria de Cultura, então, decidiu prolongar a exposição e, por isso, ela será uma das atrações da reabertura da Pinacoteca. O acervo ficará exposto até o final de julho. O evento faz parte do calendário oficial de eventos e projetos culturais e turísticos do município para 2019.

Pinacoteca

Inaugurada em setembro de 2016, a Pinacoteca de Mogi ocupa o prédio da antiga Biblioteca Municipal. O local tem 10 espaços expositivos internos e um espaço externo, além de uma sala destinada às exposições rotativas e temporárias. A entrada para o público é gratuita.

MEDIDA Pinacoteca de Mogi das Cruzes passou por reforma e recebeu equipamentos de segurança como câmeras e alarmes. (Foto: arquivo)

Para agendar visita de grupos de pessoas ou grupo de alunos basta encaminhar e-mail para culturamogi@pmmc.com.br ou telefonar para o número 4798-6902. É possível também conferir as exposições na Pinacoteca por meio do site http://www.cultura.pmmc.com.br/museuvirtual/museu/pinacoteca/acervo.

A Pinacoteca está localizada na rua Coronel Souza Franco, 993, no centro histórico de Mogi.