INFORMAÇÃO

PL começa o ano como 4º maior partido na Câmara

Partido de Costa Neto conquistou oito dos 19 que trocaram de legenda

Graças ao empenho pessoal do ex-deputado federal e principal “manda-chuva” da agremiação, Valdemar Costa Neto, o PL irá iniciar o novo ano legislativo, em Brasília, como a quarta maior força política da Câmara Federal, após haver absorvido, ao longo dos últimos anos, pelo menos oito dos 19 deputados que trocaram de partido dentro da atual legislatura. O partido conta atualmente com 40 deputados e está muito próximo do terceiro colocado, o PP, que tem 41 membros no Legislativo. O PT ainda mantém a maior bancada, com 53 deputados, mesmo número de parlamentares do PSL, antigo partido do presidente Bolsonaro. Em quinto lugar, aparece o PSD, do deputado federal mogiano Marco Bertaiolli, seguido do PSDB e do MDB, com 33 deputados cada um. O Republicanos vem a seguir, com 32 parlamentares. Levantamento realizado pelo site Congresso em Foco, mostra os números e explica que as siglas que tiveram menos de 1,5% dos votos em 2018, ou elegeram menos de nove deputados em nove estados diferentes perderam o direito ao fundo partidário e ao tempo de televisão. Os deputados desses partidos também ficaram livres para ingressar em outras legendas. Com isso, o PL que tinha 33 deputados na posse conseguiu saltar os atuais 40, encostando no PP. O site ouviu deputados que trocaram suas agremiações pelo PL e a maioria disse ter recebido telefonemas disparados pessoalmente por Valdemar Costa Neto, sempre com a participação do presidente José Tadeu Candelária. “O presidente Valdemar é um homem de respeito. O que ele diz, está dito. Tem palavra”, disse, por exemplo, o deputado baiano pastor Abílio Santana, que deixou o PHS. O atual PL, até o ano passado era PR, quando Costa Neto decidiu retomar a antiga denominação da época de sua fundação pelo deputado Álvaro Valle, do Rio de Janeiro.

Feiras cobertas

Podem ser conhecidas hoje as empresas que ficarão responsáveis pelos serviços de implantação das coberturas nas feiras livres de Braz Cubas, na rua Guttermann, e de Jundiapeba, no pátio Manoel da Nóbrega, na rua Presidente Altino Arantes. A abertura dos envelopes da proposta comercial das empreiteiras participantes está marcada para as 10 horas, na sala da Comissão Municipal Permanente de Licitação, no 1º andar da Prefeitura.

Cultura

O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Camilo Calandreli, decidiu homologar o projeto Golden Rose, de Luccas Regimar Missiato, de Mogi das Cruzes, que possibilitará a captação, entre os dias 27 deste mês e 30 de dezembro deste ano, da quantia de R$ 199.056,00, valendo-se dos benefícios da Lei Rouanet. A proposta, segundo o autor, visa produzir o álbum Golden Rose, do cantor Zolky.

Lealdade”

O presidente da Executiva Estadual do PTB, deputado estadual Campos Machado, envia carta ao advogado Jair Araújo, presidente do partido em Mogi, desejando um feliz 2020. “Tenho certeza, mais do que absoluta, de que, para mim, a lealdade e a amizade que nos unem, serão eternas, independente de cargos ou mandatos. O legado de políticos, como nós, é pregar sinceridade, a seriedade e, mais do que tudo, a lealdade. E indicar aos nossos amigos, ao nosso povo e às nossas famílias que a lealdade, acima de tudo, é o passaporte para a dignidade. Que Deus o ilumine e o proteja sempre.”

Ver para crer

O prefeito Marcus Melo (PSDB) adota a posição de São Tomé quando indagado sobre a possível instalação da indiana Mahindra tratores na cidade. Depois de acompanhar muitas indas e vindas nas negociações com a empresa, o chefe do Executivo diz que espera a batida final do martelo e o início da instalação da fábrica em Mogi para comemorar em grande estilo a provável conquista.

Frase

Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!

Rui Barbosa (1849-1923), jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo e jornalista brasileiro


Deixe seu comentário