INFORMAÇÃO

Plano Diretor de Mogi é premiado pelo IAB

Instituto dos Arquitetos do

Brasil reconhece trabalho

realizado para a Cidade

Antes mesmo de ser adotado em Mogi das Cruzes, o trabalho preliminar desenvolvido para o Plano Diretor de Mogi das Cruzes, por meio da equipe comandada pelo secretário Claudio de Faria Rodrigues, de Planejamento, foi reconhecido com o Prêmio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) – Edição Especial de 75 anos, na categoria Urbanismo/Planejamento Urbano. A conquista encheu de orgulho os integrantes da Secretaria que, horas antes, puderam acompanhar a aprovação pela Câmara Municipal, do primeiro Código de Obras e Edificações de Mogi das Cruzes, por eles igualmente elaborado. O projeto do Plano Diretor encontra-se em fase final de elaboração, mas a premiação do IAB reconheceu a importância da abordagem em orientar o desenvolvimento urbano sustentável da cidade de Mogi para os próximos 10 anos. O Plano aborda os potenciais e desafios de Mogi para a cidade de 458 anos, reconhecendo sua formação por meio da linha férrea, as riquezas naturais, como o Rio Tietê e as serras do Itapeti e do Mar, além dos desafios e pressões inerentes a um conglomerado urbano integrante da Região Metropolitana de São Paulo. “Frente a todas essas questões, o Plano traz como princípios, uma cidade mais conectada e igualitária, compacta e qualificada, sustentável e inovadora”, garante o secretário Claudio Rodrigues. É ele também quem destaca o fato de, até o momento, a construção do Plano Diretor ter envolvido mais de 50 encontros com a população para uma discussão ampla e aberta sobre os vários aspectos da legislação que definirá o futuro de Mogi.  “Sem dúvida, este Prêmio também é fruto do trabalho multidisciplinar dos profissionais da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, com a classe técnica e, fundamentalmente, da assessoria e consultoria em urbanismo do escritório Stuchi e Leite, coordenado pelo arquiteto Carlos Leite, que tem larga experiência na área de cidades sustentáveis”, diz o secretário, que conclui: “Ainda temos muito trabalho, mas, sem dúvida, estas ações ajudam a pavimentar mais o caminho”. O certificado do Prêmio cita Carlos Leite, Claudio Rodrigues e Renata Harada, além de colaboradores como Fabiana Stuchi, Giovanna Cassavia, José Apparecido Jr., Sander Rezende, Adriana Silveira, Adriana Takao e Wellington Nunes como recebedores do Prêmio Especial 75 Anos, na categoria “urbanismo/planejamento urbano – obra não construída”.

Mudanças
A procuradora do Trabalho, Renata Falcone Capistrano da Silva assumiu a Coordenadoria do Trabalho no município de Mogi das Cruzes, em lugar do procurador Ruy Fernando Gomes Leme Cavalheiro, que solicitou dispensa do cargo. Foi o que determinou a portaria de Erich Vinicius Schramm, chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região.

Sintonia Fina
O programa Sintonia Fina, que pode ser acompanhado por meio de seu canal, no YouTube, se integrou à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Doméstica”, que deverá se estender até o próximo dia 10, e está trazendo para debate o problema da violência doméstica  no Brasil. A programação conta com a participação da assistente social Angélica de Castro, que atua junto à ONG Recomeçar, de Mogi das Cruzes, além da contribuição e participação das jornalistas Silmara Helena e Joselani Soares.

Lembrando
Damares Alves, pastora evangélica escolhida para ser a ministra de Direitos Humanos do governo Bolsonaro, chegou a ser convidada – e até gravou um vídeo – para ser palestrante em um evento do Dia da Família, organizado pelo mandato do vereador Caio Cunha (PV), em Mogi, no ano de 2013. Segundo Gustavo de Souza Valente, do Fórum Mogiano GLBT, ela teria cancelado a visita após receber críticas públicas do movimento aos seus discursos um tanto radicais sobre o tema. O evento ocorreu com os PMs de Cristo, da Igreja Católica, o deputado evangélico Roberto de Lucena, e da Exodus Cry, organização cristã de extrema direita dos EUA.

Patrono
O secretário municipal da Pessoa Com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, Cid Torquato Júnior, era esperado na tarde de ontem, em Mogi das Cruzes, para uma visita à Escola Municipal Professor Cid Torquato, localizada no Km 3,5 da Estrada das Varinhas. O secretário participou de uma homenagem a seu pai, patrono daquele estabelecimento de ensino, e acompanhou também a apresentação de final de ano dos alunos.

Frase
Você começa a morrer no dia que perde a capacidade de rir das grandes bobagens que você mesmo faz.
Eduardo Zugaib, escritor e palestrante mogiano, no livro “Humor de Segunda a Sexta”