COMBATE

Polícia Militar faz aniversário com blitz no Alto Tietê

Durante a operação as equipes irão orientar a população sobre 'dicas de segurança'. (Foto: Divulgação)
Durante a operação as equipes irão orientar a população sobre ‘dicas de segurança’. (Foto: Divulgação)

O tenente-coronel Ary Kamiyama, comandante do 17º BPM/M, comemora hoje o 77º aniversário de sua unidade com uma megaoperação que coordenará com os seus oficiais e tropa em Mogi das Cruzes e nas cidades de sua jurisdição como Guararema, Salesópolis e Biritiba Mirim. Em nota, o Comando ressaltou que “a operação contará com o efetivo de policiais militares atuando no policiamento a pé, policiamento com bikes, radio patrulha, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e Força Tática”. A blitz terá ainda a participação das Forças Táticas do 32º e 35º Batalhões.

A novidade deste aniversário é que durante a operação as equipes irão orientar a população sobre ‘dicas de segurança’. Segundo a capitã Eliane Barbosa Alves, do P-5 (Setor de Comunicações), a finalidade “é incentivar a comunidade para contribuir de forma proativa com as ações de preservação da ordem pública”.

Ainda de acordo com a oficial, “a operação policial tem por objetivo estreitar os laços de relacionamento e confiabilidade entre a Polícia Militar, tal como a aplicação de diversificadas modalidades de ações operacionais preventivas como por exemplo, bloqueios de fiscalizações, ações de ostensividade/visibilidade, saturação em áreas de interesse de segurança pública, entre outras, sendo considerada uma excelente forma de comemorarmos há mais de 7 décadas de história, lutas e conquistas do 17º BPM/M, presente no desenvolvimento da Região do Alto Tietê.

História
Em nota, o Comando do 17º lembra que o Batalhão surgiu após a criação da 1ª Companhia Independente Provisória sediada na a Capital do Estado, responsável pelas zonas norte e leste. Em 1948, “a Companhia Independente foi extinta, dando origem ao Batalhão Policial.

Já dois anos depois, reaparece a Primeira Companhia Independente já sediada em Mogi das Cruzes.. Em 14 de agosto de 1959, foi transferida para o prédio na Rua Coronel Souza Franco, onde funcionavam também o Fórum de Mogi e a Cadeia local.

Em 15 de dezembro de 1975, se passou a chamar 17º BPM/M, subordinado ao CPAM-12 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano), em Guarulhos, e na época foram implantadas quatro companhias da PM, depois da reestruturação organizacional da Corporação.

A nota do 17º BPM/M, traz que “durante todo esse período e até os tempos atuais a Polícia Militar tem por função primordial a preservação da segurança e ordem pública. Por meio de estabelecimento de metas para a redução de crimes, a integração entre as policiais, sociedade e o trabalho de inteligência para identificar e coibir praticas criminosas recorrentes, obtendo scuesso e resultados positivos ao longo dos anos”.

A capitã Eliane destaca que “atuando de maneira preventiva e repressiva, podemos destacar que entre 2017 e 2018, o 17º BPM/M, atendeu mais de 15 mil ocorrências, abordou mais de 200 mil pessoas, apreendeu aproximadamente 250 quilos de drogas e capturou mais de 1600 pessoas, além de atender outros casos”.