INFORMAÇÃO

Política, balanço e Gabinete Digital

O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) reúne lideranças políticas e comunitárias de Mogi e região para um balanço dos primeiros 60 dias de seu mandato. Será amanhã, a partir das 10 horas, no auditório do Helbor Duo Patteo Mogilar. Bertaiolli vai apresentar suas conquistas como deputado, entre elas o fim das baldeações do Expresso Leste em Guaianases, antiga promessa de campanha. Como parte da parceria com João Doria (PSDB), o mogiano deverá ressaltar a rapidez com que foi resolvida a questão da cobrança de ICMS sobre hortifrutigranjeiros minimamente processados, um problema que pairava, havia muito tempo, sobre produtores rurais do Alto Tietê e outras regiões agrícolas do Estado. O parlamentar deverá ressaltar também a sua participação em comissões da Câmara Federal, como a da Seguridade Social e Família, importante por contemplar discussão de políticas públicas para saúde, causa animal, pessoas com deficiências e assistência social. O destaque da manhã, entretanto, ficará por conta do lançamento do Gabinete Virtual do parlamentar, que poderá ser acessado pelo endereço eletrônico www.marcobertaiolli.com.br. Será um portal de informações e notícias que deverá funcionar como um acesso direto ao gabinete do deputado em Brasília. Vai possibilitar fazer solicitações, audiência com o político e ainda tomar conhecimento do que acontece no Congresso Nacional. O deputado também estará no Twitter pelo endereço twitter.com/MarcoBertaiolli. O portal vai permitir ao eleitor acompanhar as promessas de campanha e o trabalho para cumpri-las, os livros que escreveu sobre saúde e educação em Mogi, além de toda a vida política do mogiano, desde quando se elegeu vereador até ser prefeito, entre os anos de 2009 e 2016.

Planos do PR

Eleger de seis a oito vereadores, em Mogi, nas próximas eleições, é a meta do Diretório Municipal do PR, que se reuniu esta semana, na Câmara, para traçar planos. Além de ao menos dobrar a composição de sua bancada – hoje com Sadao Sakai, Emerson Rong, Francimário Farofa, Péricles Bauab e o licenciado Clodoaldo de Moraes -, o partido quer antecipar a preparação dos candidatos. E vai voltar a se reunir no final de abril para empossar os futuros integrantes do PR Jovem 2019.

Iamspe

A ampliação da rede credenciada do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público (Iamspe) foi reivindicada pelo deputado estadual Marcos Damásio (PR) ao superintendente do órgão, Wilson Pollara. O parlamentar solicitou a inclusão dos atendimentos de ortopedia e neurologia e Pollara prometeu avaliar o assunto. Também anunciou o lançamento do Pronto-Socorro Fila Zero, no Hospital do Servidor, em São Paulo, para que os pacientes sejam atendidos no momento em que chegarem ao PS.

Elevador

A Escola Municipal João Antonio Batalha, na Estrada Municipal Chácara Santo Ângelo, em Jundiapeba, será a primeira, entre as mais antigas da cidade, a receber um elevador para ser utilizado pelos alunos, em especial os deficientes físicos. Outros quatro prédios construídos mais recentemente já estão dotados deste equipamento.

Dobradinha

Ainda não se saber ao certo se a proposta era para ser realmente levada a sério. Mas há quem garanta que o vereador Caio Cunha (PV) propôs ao deputado Bertaiolli a formação de uma chapa para concorrer à Prefeitura, em 2020. Ele seria o encabeçador, é claro, e teria como vice o também vereador Edson Santos (PSD), muito ligado às entidades assistenciais da cidade. Dizem que o presidente do PSD ouviu tudo com muita atenção e… fechou-se em copas.

Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos.

Nelson Rodrigues (1912-1980), jornalista, romancista, teatrólogo, cronista de costumes e de futebol brasileiro