Político mogiano, vítima de ataque cibernético a banco

Ainda a propósito do comentário feito neste espaço, semana passada, sobre a ação de piratas cibernéticos que invadiram computadores de setores públicos e particulares de Mogi, a Polícia recebeu, nesta semana, mais uma denúncia sobre golpe semelhante, desta vez ocorrido contra um banco estatal da Cidade, onde um conhecido político local mantinha certa quantia em dinheiro em contas corrente e de poupança. Como ele, em razão de sua profissão, movimenta diariamente pelo menos uma das contas, é natural que acompanhe tudo isso, por meio de extratos, conferidos pela manhã e à tarde. Não foi difícil, portanto, para ele notar que R$ 15 mil havia sido transferida da agência de Mogi das Cruzes para outra agência do mesmo banco, localizada na Zona Leste da Cidade de São Paulo. Quando ele se dirigiu, logo pela manhã, à sede do banco onde é cliente para fazer a reclamação do ocorrido, verificou que outras duas transferências estavam sendo feitas para a Zona Leste, totalizando a quantia de R$ 38 mil. O banco agiu rápido e conseguiu bloquear as duas últimas remessas, feitas via computador. Após rastrear a primeira quantia, o banco lhe informou que, depois de enviado para a agência da Capital, o dinheiro havia sido novamente transferido, desta vez para um banco particular, de onde foi sacado. O caso foi parar na Polícia e agora o político espera pelo ressarcimento do dinheiro, pois a responsabilidade pela invasão dos piratas seria exclusivamente do banco, que deverá tomar as precauções necessárias para que seu sistema não volte a ser alvo de ações como as ocorridas recentemente.

Destaque
A história de um garoto que via o sonho de jogador de futebol desaparecer por conta de uma suposta alergia, só muito tempo depois diagnosticada corretamente no Hospital Municipal de Mogi como um pólipo no nariz, que obstruía parte de sua respiração, abre a reportagem de sete páginas sobre o novo polo de atendimento médico de Braz Cubas, publicada na revista Notícias Hospitalares, especializada no setor. A publicação traz uma detalhada exposição do hospital e sobre os serviços prestados à população.

Começou
A propaganda política do PR com ataques ao virtual candidato a prefeito de Mogi pelo PSD, Junji Abe, a essa altura do campeonato, foi interpretada por muitos como um aviso de que o partido de Valdemar Costa Neto deverá lançar candidato às próximas eleições na Cidade. Caso contrário, como explicar tal virulência, antes mesmo do início oficial da campanha eleitoral municipal? Resta saber como Junji reagirá – se é que irá reagir – à provocação.

Revolução
Os 55 anos de atividades da Rede de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco de Mogi das Cruzes serão comemorados de uma maneira muito especial: com uma palestra do escritor e colaborador deste jornal, Eduardo Zugaib, com o tema “Revolução do Pouquinho no Voluntariado”, uma adaptação do tema tratado no mais recente livro do mogiano. Será no dia 4 de julho próximo, no Teatro Manoel Bezerra de Melo, na UMC, com entrada gratuita.

Dia do Pracinha
Exemplo de reconhecimento aos que fizeram história na Cidade, Salesópolis comemora no próximo dia 12 de junho, domingo, a 36ª edição do Dia do Pracinha Salesopolense, homenagem anual aos 20 ex-integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial. O evento começa às 8 horas, com missa na Igreja de São José, seguida de culto evangélico, sessão solene da Câmara e o compromisso à Bandeira de jovens da Cidade. A corporação musical São José, de Salesópolis; a Banda do 6º BI de Caçapava; e o Tiro de Guerra de Mogi participarão dos festejos.

COTIDIANO

 Junto à Praça Álvaro de Campos Carneiro, próximo ao Pombal, os buracos complicam a vida dos motoristas e pedestres que transitam por ali / Foto: Edson Martins
Junto à Praça Álvaro de Campos Carneiro, próximo ao Pombal, os buracos complicam a vida dos motoristas e pedestres que transitam por ali / Foto: Edson Martins

FRASE

É bom trabalhar com ele, porque às vezes, parece que você está psicografando.

Almir Sater, cantor e violeiro dos bons, comentando sua parceria com Renato Teixeira, em entrevista a este jornal, no final da Virada, domingo