ARTIGO

Por que investir em branding?

Felipe Martins

Você sabe o que nos faz optar por uma empresa e não pela outra? Será que existe algo que influencia na imagem que nós temos sobre determinadas empresas? Adiantamos para você: isso tudo é culpa do branding! Essa estratégia diz respeito a como você quer que o consumidor interprete sua marca.

Ele engloba todas as ações que possuem o objetivo de despertar sensações, criar conexões e ajudar na construção da percepção do consumidor em relação à sua empresa, tornando-a mais popular, visível, desejada, positiva, forte e consolidada na mente e no coração dos consumidores.

Atente-se a um fato: nossas escolhas de compra não são exclusivamente racionais, existem uma série de fatores emocionais que influenciam na hora da compra, também! Por isso você precisa do branding, assim, quando a necessidade de compra surgir, a sua marca precisa ser a escolha lógica.

Quando a marca é fiel ao discurso, conseguirá atingir o público-alvo com mais facilidade. Mais do que isso, será preciso mostrar os diferenciais dos produtos ou serviços para se destacar frente a concorrência – aqui, podemos citar três vantagens de uma boa gestão de marca: associação com um nicho de mercado, reconhecimento de marca e relação de lealdade com o público ideal que defende os mesmos valores.

A partir do momento que você cria identificação com o público através da personalidade e dos propósitos da sua empresa, você consegue promover uma boa experiência de compra e, por se destacar na mente e no coração dos usuários, você conseguirá variar o preço dos seus produtos – outras três vantagens: maior presença na mente dos consumidores, aumento de confiança na marca e maior valor agregado (a percepção de valor irá mudar de acordo com o reconhecimento da marca).

A força da marca não é criada do dia para a noite, mas trará resultados positivos a médio e longo prazo. Portanto, seja para se conectar com o público, para fortalecer sua marca no mercado, aumentar as vendas e/ou atrair investimentos para o seu negócio, tenha consciência de que toda empresa precisa investir em branding!

Felipe Martins é CEO e fundador da Dotstore e Boigy, empresas especializadas em e-commerce e marketing estratégico.