LANÇAMENTO

Porsche apresenta o Taycan, seu primeiro esportivo totalmente elétrico

O Taycan é o primeiro veículo totalmente elétrico produzido pela Porsche e deve chegar ao Brasil no ano que vem (Divulgação)

A Porsche apresentou hoje ao público seu primeiro carro esportivo totalmente elétrico, com um lançamento mundial promovido simultaneamente em três continentes. O sedã esportivo de quatro portas é um produto inédito, oferecendo o típico desempenho e conectividade da Porsche com praticidade para o uso diário. Os primeiros modelos da nova série são o Taycan Turbo S e o Taycan Turbo. Eles representam a vanguarda da Porsche E-Performance e estão entre os modelos de produção mais potentes que a fabricante de carros esportivos oferece atualmente em sua linha de produtos.
Versões menos potentes desses veículos com tração nas quatro rodas virão a seguir, ainda este ano. O primeiro derivado a ser acrescentado à gama será o Taycan Cross Turismo, no final do ano que vem.

Inicialmente o Porsche Taycan chega nas versões Turbo S, de 761 cv de potência, e Turbo, de 680 cv (Divulgação)

A versão de topo do Taycan, o Turbo S, pode gerar até 761 cv de potência com “overboost” e em combinação com o sistema Launch Control, enquanto o Taycan Turbo disponibiliza até 680 cv. O Taycan Turbo S acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, enquanto o Taycan Turbo chega à mesma velocidade em 3,2 segundos. O Turbo S tem uma autonomia de até 412 quilômetros e o Turbo pode rodar até 450 quilômetros com uma carga da bateria (segundo a norma WLTP, nos dois casos). A velocidade máxima de ambos os modelos, que têm tração nas quatro rodas, é de 260 km/h.

Interior do Taycan revela linhas retas e o excelente acabamento costumeiro dos veículos Porsche (Divulgação)

O Taycan é o primeiro veículo de produção com um sistema com 800 volts, em lugar dos costumeiros 400 volts dos carros elétricos. Esta é uma vantagem especial para os condutores do Taycan na estrada: em pouco mais de cinco minutos, a bateria pode ser recarregada usando corrente contínua (CC) provida por uma rede de carga de alta potência, para obtenção de uma autonomia de até 100 quilômetros (norma WLTP). Em condições ideais, o tempo de recarga para atingir 80 por cento de estado de carga (SoC) é 22,5 minutos e a potência máxima de carga (pico) é de 270 kW. A capacidade total da Performance Battery Plus é de 93,4 kWh. Os usuários do Taycan podem recarregar seus carros confortavelmente em casa com até 11 kW de corrente alternada (CA).

O Porsche Taycan Turbo S é “catapultado” de 0 a 100 km/h em ínfimos 2,8 segundos (Divulgação)

O Porsche Taycan Turbo S e o Porsche Taycan Turbo já estão disponíveis para encomendas e custam respectivamente 185.456 euros e 152.136 euros na Alemanha. No Brasil o modelo está previsto para ser lançado em 2020

Deixe seu comentário