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Porsche Cayenne combina conforto, tecnologia e desempenho

Na versão básica, o Cayenne vem com motor de 340 cv de potência e custa R$ 433 mil (Foto Luiz Humberto Pereira/AutoMotrix)

A terceira geração do Porsche Cayenne chegou ao Brasil em agosto deste ano e representa uma expressiva evolução do modelo, que se aproxima cada vez mais da performance dinâmica dos cupês da marca, além de avançar na versatilidade, no conforto e no requinte que se esperam de um utilitário esportivo de luxo. Os preços são elevados. A versão mais cara, a Turbo, equipada com motor 4.0 V8 biturbo de 550 cavalos, sai por estratosféricos R$ 733 mil. Abaixo dela, está a versão S, V6 2.9 biturbo de 440 cavalos, a R$ 523 mil. A versão inicial é denominada simplesmente Porsche Cayenne e é movida por um motor 3.0 V6 turbo de 340 cavalos. Disponível por R$ 433 mil, oferece um conjunto capaz de encher os olhos da imensa maioria dos mortais.

Na traseira, as lanternas estão mais afiladas nessa nova geração do Porsche Cayenne (Foto Luiz Humberto Pereira/AutoMotrix)

Embora não represente uma transformação tão radical em relação à geração anterior, as novas linhas exteriores alinharam o estilo com o do 911 e do cupê de quatro portas Panamera, recentemente reestilizado. A dianteira, inconstestavelmente Porsche, é harmoniosa. O capô e os para-lamas são novos, de aspecto musculoso e bem complementados pelos faróis full LED. De perfil, destacam-se as portas redesenhadas e as novas rodas de 20 polegadas. Na traseira, as lanternas tornaram-se mais afiladas e interligadas por um friso negro com a assinatura Porsche.
Por dentro, o estilo também ficou mais leve e elegante. Ladeado por grandes alças, o console central foi redesenhado. O quadro de instrumentos é quase totalmente digital, semelhante ao do novo Panamera – apenas o conta-giros central é analógico. Sobre o console, se destaca uma suntuosa tela de 12 polegadas para a central multimídia.
A versão de entrada do SUV da Porsche trocou o motor V6 3.6 litros aspirado da antecessora pelo novo 3.0 turbo, também V6, com 340 cavalos (40 cavalos adicionais) e 45,9 kgfm (5,1 kgfm a mais) de torque. A transmissão automática de oito velocidades ganhou sistema de engates eletrônicos.

De perfil, nota-se as portas redesenhadas e as novas rodas de 20 polegadas que equipam a versão básica (Foto Luiz Humberto Pereira/AutoMotrix)

O habitáculo do Cayenne entrega uma interessante mistura de luxo e modernidade, sem deixar de ser aconchegante. Os bancos contam com ajustes elétricos e é bem fácil de se achar uma posição confortável para se sentar. Há generosa quantidade de superfícies emborrachadas e todos os revestimentos são bastante agradáveis ao toque. O novo console central é uma superfície preta brilhante sensível ao toque, no qual é possível ativar diversos comandos sem usar botões.
O Cayenne leva quatro adultos e uma criança com extremo conforto. Um adulto sentado ao centro do assento traseiro sofreria com a altura do túnel do cardã e comprometeria o conforto dos vizinhos e o seu próprio. Os bancos têm um design excelente e são revestidos em couro bege de alta qualidade. O teto solar panorâmico amplia bastante a luminosidade e a sensação de espaço a bordo. Dá para passar algumas horas dentro do Cayenne sem ter vontade alguma de sair. O porta-malas leva ótimos 770 litros. Ou seja, tudo na medida certa para longas viagens.
No painel de instrumentos, duas telas full-HD com mostradores se posicionam uma de cada lado do conta-giros analógico. A central multimídia com tela sensível ao toque de 12 polegadas é um espetáculo à parte! Nela, é possível configurar quase todas as funções do veículo e conferir a mídia, a navegação e os dados de bordo. Além da definição de imagem fora do comum, o uso é simples e intuitivo. O navegador GPS também dá um show de funcionalidade.

No interior do novo Cayenne, luxo e modernidade num ambiente sofisticado e aconchegante (Foto Luiz Humberto Pereira/AutoMotrix)

O Cayenne é um veículo singularmente múltiplo. Cumpre as funções de vários carros ao mesmo tempo, sempre em níveis elevados, como se espera de um Porsche. Quando se busca um comportamento de esportivo, as acelerações esbanjam vigor e consistência em qualquer situação, oferecendo sempre respostas rápidas. A transmissão automática Tiptronic S de oito marchas beira a perfeição. As trocas são tão suaves que se tornam praticamente imperceptíveis, mesmo quando o motorista resolve pisar forte no pedal da direita.
Nas retas bem asfaltadas, o Cayenne ganha velocidade com uma facilidade impressionante. E tudo isso com um nível de conforto que deixa qualquer um com vontade de passar algumas horas ao volante. Nos trechos sinuosos, em serra, o modelo também supera as expectativas. A caixa de direção, bem direta, honra as boas tradições da Porsche nesse aspecto e mantém a comunicação entre carro e motorista sempre precisa
Os R$ 433 mil pedidos pelo Cayenne “mais em conta” podem ser acrescidos de opcionais e de customização. Mas o modelo “básico” já inclui rodas de 20 polegadas, suspensão adaptativa, faróis full LED, teto solar panorâmico, ar-condicionado de duas zonas, controles de tração e estabilidade, sistema multimídia com tela de 12 polegadas e Apple CarPlay, sistema de frenagem automática, câmera de ré com sensores dianteiros e traseiros, tampa traseira elétrica e bancos dianteiros elétricos. Ou seja, de básico, a versão mais básica do Porsche Cayenne não tem nada. (Luiz Humberto Pereira/AutoMotrix)

Ficha técnica
Porsche Cayenne 2019

(Foto Luiz Humberto Pereira/AutoMotrix)

Motor: dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, 2.995 cc, 24 válvulas, comandos de admissão e escape, com variador de fase em ambos e de abertura na admissão, turbo de duplo fluxo, injeção direta, gasolina
Potência: 340 cavalos de 5.300 a 6.400 rpm
Torque: 45,9 kgfm de 1.340 a 5.300 rpm
Transmissão: câmbio automático de 8 marchas; tração integral automática
Suspensão: independente multilink na dianteira e traseira
Rodas e pneus: alumínio aro 20″ com pneus 275/45 R20 (frente) e 305/40 R20 (atrás)
Freios: discos ventilados na dianteira e traseira, com ABS
Peso: 1.985 kg em ordem de marcha
Dimensões: comprimento 4,91 metros, largura 1,98 metro, altura 1,69 metro e entre-eixos 2,89 metros
Tanque de combustível: 675 litros
Porta-malas: 770 litros
Preço: R$ 433.000