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Porsche mostra os novos modelos 911 Targa

Os novos 911 Targa vêm nas versões 4 e 4S, com motores de 385 cv e 450 cv, respectivamente (Divuilgação)

A terceira versão de carroceria da nova geração do Porsche 911 estreia com os novos modelos 911 Targa 4 e 911 Targa 4S com tração integral. O item de diferenciação do Targa continua sendo seu inovador sistema de teto completamente automático e, exatamente como no modelo Targa original de 1965, ele traz uma larga barra de proteção anticapotagem (santantônio), uma área móvel do teto sobre os bancos dianteiros e uma janela traseira envolvente. O teto pode ser confortavelmente aberto e fechado em apenas 19 segundos.
O carro é impulsionado por um motor boxer de 3.0 litros e seis cilindros com dois turbo compressores: o 911 Targa 4 agora entrega 385 cv e, em combinação com o pacote opcional Sport Chrono, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos – um décimo de segundo mais rápido que anteriormente. O torque de 450 Nm é disponibilizado ao longo de uma ampla faixa de rotações, entre 1.950 e 5.000 rpm. Já o motor do 911 Targa 4S chega a 450 cv de potência e, nas mesmas condições, permite atingir a marca de 100 km/h em apenas 3,6 segundos – quatro décimos de segundo mais rápido que seu antecessor – e gera um torque máximo de 350 Nm, entre 2.300 e 5.000 rpm.
A velocidade máxima do 911 Targa 4 é 289 km/h, enquanto o 4S atinge 304 km/h.
Os dois carros esportivos de tração integral são equipados de série com transmissão de dupla embreagem com oito marchas (PDK) e a tração integral inteligente PTM, para proporcionar o máximo de prazer ao dirigir. Alternativamente, o 911 Targa 4S pode ser encomendado com a caixa de câmbio manual de sete velocidades recentemente desenvolvida, com o pacote Sport Chrono incluso.

O grande charme dos Porsche 911 Targa , sem dúvida nenhuma, é o teto móvel e a janela traseira envolvente (Divulgação)

Novas tecnologias também foram integradas ao amplo espectro de conteúdo dos dois modelos 911 e, pela primeira vez foi disponibilizado o sistema Porsche InnoDrive, que inclui o controle de velocidade adaptativo. Graças à função Smartlift aperfeiçoada, a altura livre do solo pode ser programada, para que o carro fique mais elevado no uso diário.
O exterior do 911 se caracteriza pelos elementos de design da geração de modelos 992. Comparado a seus precursores, sua carroceria apresenta caixas de rodas significativamente mais pronunciadas na dianteira e, entre seus faróis de LED, o capô traz um recuo diferenciado, remetendo ao design das primeiras gerações do 911. A traseira é dominada pelo defletor com extensão variável mais largo e pela barra luminosa integrada sem descontinuidade. Com exceção das seções dianteira e traseira, todas as superfícies externas são feitas de alumínio.
O interior reflete o dos modelos 911 Carrera e é caracterizado pelas linhas claras e retas de seu painel e pelos instrumentos embutidos. Os modelos 911 dos anos 1970 foram a inspiração nesse aspecto. Ao lado do contagiros central – uma característica muito típica da Porsche – dois estreitos displays sem molduras ampliam as informações fornecidas ao condutor. Uma unidade de interruptores compacta com cinco botões para acesso direto a importantes funções do veículo está colocada abaixo da tela central de 10,9 polegadas do sistema multimídia, que conta com navegação online baseada em dados em tempo real fornecidos por sistemas de controle de tráfego.
Um sistema de amortecimento variável controlado eletronicamente faz parte dos equipamentos de série dos novos modelos 911 Targa. Esse sistema ajusta automaticamente as características de amortecimento em termos de conforto de rodagem e dirigibilidade para cada situação de condução e conta com dois ajustes (normal e sport). O sistema de vetoreamento de torque, que inclui o bloqueio eletrônico do diferencial traseiro com distribuição de torque totalmente variável, foi adicionado aos quipamentosde série do Targa 4S e é disponibilizado como opcional para o Targa 4.

A larga barra de proteção logo atrás dos bancos protege os ocupantes do Targa em casos de capotamento (Divulgação)

Como as outras oito versões do Porsche 911, os modelos Targa também são equipados de série com o modo Porsche Wet. Sensores montados nas caixas de rodas dianteiras são capazes de detectar água na superfície da via e, se forem detectados volumes significativos, um sinal no cockpit recomenda ao motorista acionar manualmente o modo Wet. A partir daí, a responsividade é adaptada para as condições, garantindo o máximo de estabilidade de direção.
O 911 Targa 4 conta com rodas de liga de 19 polegadas no eixo dianteiro e 20 polegadas no eixo traseiro. Já o modelo 4S é equipado com rodas dianteiras de 20 polegadas e traseiras de 21 polegadas. No Targa 4, a desaceleração fica a cargo de discos de freios de 330 milímetros nos dois eixos, com pinças fixas pretas de quatro pistões. As pinças de freios pintadas de vermelho do Targa 4S têm seis pistões no eixo dianteiro e quatro no traseiro, enquanto seus discos medem 350 milímetros na frente e atrás.


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