NA PANDEMIA

Prefeito de Mogi das Cruzes quer apoio do Estado para ampliação de leitos

SITUAÇÃO Melo diz que o Hospital Municipal tem 50% dos leitos disponíveis para pacientes de Covid-19. (Foto: arquivo)

O prefeito Marcus Melo (PSDB) deve participar na próxima segunda-feira de uma videoconferência solicitada pelo Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat), com representantes da Secretaria de Estado da Saúde, para definir novas ações de combate à Covid-19, e solicitar ajuda para ampliação de leitos, aparelhos e insumos aos hospitais da rede pública estadual em Mogi e região.

Ele explica que os casos estão aumentando no Alto Tietê, onde a ocupação chega no máximo da capacidade instalada em hospitais da rede estadual e por isso precisa de suporte do governo aos municípios vizinhos, para não sobrecarregar Mogi, que tem alta demanda de pacientes de outros municípios.

O Hospital Luzia de Pinho Melo, já está com 80% de ocupação dos leitos de UTI para a doença, segundo informações do próprio Estado no início da semana. O que alivia a situação, segundo Melo, é o atendimento no Hospital Municipal que ainda tem 50% das vagas disponíveis.

Além de reforço para unidades de saúde de Suzano e de Ferraz será solicitada abertura de mais leitos para Covid-19 no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti.

Melo informou ainda que as 28 mil cestas básicas começaram a ser encaminhadas ontem pelo Governo do Estado, para que distribuição seja feita a partir da próxima semana às famílias carentes. “Estamos recebendo pedidos também de motoristas de transportes por aplicativos e taxistas e nossa intenção é atender a todos que estão precisando nesse momento”, enfatiza o prefeito, que chega ao nono dia de quarentena, ansioso para poder retomar suas atividades na próxima semana. Ontem, ele participou de uma live para atualizar as informações sobre o novo coronavírus em Mogi e poder mostrar à população que ele está se recuperando bem da Covid-19.

A família toda está isolada desde a semana passada, depois que Melo, a mulher e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, e os dois filhos – Guilherme, de 25 anos, e Fernando, 21, terem testado positivo para a Covid-19. O sobrinho dele, Raphael Melo, também contraiu o vírus e está junto no mesmo isolamento. Todos passam bem, apenas com sintomas leves da doença.

Ontem, o prefeito retomou a realização de transmissões ao vivo, pelas redes sociais. Desta vez, falou de sua casa, com a atualização das medidas tomadas durante a semana, e as informações sobre o prosseguimento do combate ao coronavírus.


Deixe seu comentário