INFORMAÇÃO

Projeto garante reprodução assistida a portador de câncer

EM SAMPA O presidente Sadao Sakai, deputado Bertaiolli e governador

João Doria, na Feira do Empreendedor do Sebrae, no Anhembi, na Capital

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei de autoria do deputado estadual André do Prado (PL) que assegura ao portador de câncer ou neoplasia maligna o direito ao tratamento de reprodução humana assistida na rede pública de saúde do Estado de São Paulo. Para entrar em vigor, a proposta terá de ser sancionada pelo governador João Doria Júnior (PSDB), o que poderá ocorrer na esteira das campanhas de prevenção ao câncer de mama, durante o chamado “Outubro Rosa”. Segundo o projeto do parlamentar, o direito à reprodução assistida na rede pública será garantido ao portador de alguma daquelas doenças que esteja em idade fértil e tenha indicação de tratamento oncológico com potencial de causar esterilidade. Tal paciente terá prioridade no atendimento, segundo o projeto aprovado. O tratamento previsto na lei compreende todas as etapas necessárias à viabilização da concepção, inclusive atendimento por equipe multiprofissional, com atuação interdisciplinar, realização de exames clínicos ou complementares de diagnósticos, além de acesso a todas as técnicas e métodos necessários para viabilizar a concepção. Tais tratamentos incluem procedimentos de alta complexidade como a coleta, conservação e transferência de gametas e embriões. As técnicas e métodos serão prescritos respeitando-se a liberdade de opção do paciente, manifestada de forma livre e esclarecida, cabendo ao Estado celebrar convênios ou contratar instituições especializadas em reprodução assistida, no caso de a rede pública de saúde da região de domicílio da pessoa não disponha de setores habilitados tecnicamente para ofertar o tratamento. Ou quando o estado de saúde do paciente não permitir o seu transporte até a instituição da rede pública mais próxima de sua casa que forneça o tratamento prescrito. André do Prado justifica sua proposta lembrando que “no atual estágio da Medicina, em que muitos tipos de câncer são curados, se forem tratados nos estágios iniciais, as pessoas em idade fértil desejam não apenas a cura da doença, mas, igualmente, precaver-se contra uma eventual infertilidade; por isso acreditamos ser dever do Estado garantir amplo acesso e o atendimento integral à saúde da população, inclusive viabilizando o exercício do direito ao planejamento familiar”, garante ele.

Em família

O comando do PSL de Mogi já decidiu: irá para onde for o presidente Jair Bolsonaro e seus filhos. Mesmo acreditando que o presidente e seus filhos permanecerão na atual agremiação, o diretório local, que tem fortes ligações com o deputado federal Eduardo Bolsonaro, continua de antena ligada, enquanto prossegue prospectando virtuais candidatos a prefeito e vereador para o próximo pleito na cidade.

Sinais

A Valtra, empresa do grupo Agco, localizada no distrito de Braz Cubas, vem cuidando da implantação de uma unidade para produção de colheitadeiras de cana e de outra para fabricar pulverizadores agrícolas. Os dois setores devem produzir os novos produtos a partir do mês de abril do próximo ano. Até lá, mais 120 funcionários serão contratados, além dos envolvidos no processo de montagem, segundo fonte ligada à Valtra.

Poluição

A Secretaria Municipal de Obras abriu concorrência para contratar empresa de engenharia para executar os serviços de implantação do sistema de coleta e transporte de esgotos. As obras deverão abranger o ribeirão Ipiranga e o Parque Morumbi, onde o problema de poluição em um lago é antigo e já foi parar até no Ministério Público. Verbas federais garantirão os trabalhos. A licitação será concluída na manhã do próximo dia 13 de novembro.

Tecnólogos

A pós-doutoranda em Administração, Teresinha Covas, e o mestre em Coaching, Douglas de Matteu (professor da Fatec de Mogi), lançaram, ontem à noite, em São Paulo, o livro “Manual Completo de Gestão para Formação de Tecnólogos”. Em 152 páginas, o livro da Editora Atlas apresenta 15 artigos de especialistas sobre áreas ligadas aos tecnólogos, como logística, gestão de qualidade, inovação e startups, empreendedorismo, entre outras. Os cursos tecnológicos são providenciais para quem deseja habilitação profissional num curto espaço de tempo.

Frase

Quando terminar meu mandato, não vou nem para a França nem para os Eua fazer pós-graduação; vou para São Bernardo do Campo, que é onde eu sempre vivi e onde estão meus companheiros.

Ex-presidente Lula, em 2005, discursando no Fórum Mundial, em Porto Alegre (RS)

Deixe seu comentário