INFORMAÇÃO

Projeto prevê a redução ou isenção de taxas em concurso

Proposta de autoria do prefeito Marcus Melo é analisada pela Câmara

Projeto de autoria do prefeito Marcus Melo (PSDB), em análise pela Câmara Municipal, prevê a redução ou isenção do pagamento do valor de taxa de inscrição em concursos públicos e processos seletivos municipais de Mogi das Cruzes. A redução será de 50% e 90% do valor da taxa para o candidato que preencher, na data da publicação do edital de abertura , cumulativamente, os seguintes requisitos: ser estudante regularmente matriculado em uma das séries do ensino fundamental, médio ou superior de graduação ou pós-graduação, ou curso pré-vestibular; e receba remuneração mensal de até um salário mínimo vigente, ou que esteja desempregado. Já a isenção do pagamento da referida taxa poderá ocorrer para o candidato que apresentar os requisitos anteriormente, cumulativamente com a comprovação de doação de sangue a órgão oficial ou entidade credenciada pelo poder público, ao menos uma vez, no período de até 12 meses anteriores à data da publicação do edital de abertura de inscrição para o concurso. As despesas relativas às isenções ou reduções ficarão a cargo das empresas contratadas pela Prefeitura ou outros órgãos públicos municipais para a realização das provas dos concursos. Os percentuais de redução deverão constar do edital do concurso e caso isso não aconteça, a proposta prevê o percentual de 70% do valor da taxa. Para fazer jus aos benefícios previstos em lei – caso venha a ser aprovada pela Câmara –, o candidato deverá apresentar a documentação comprobatória de sua situação de estudante por meio de certidão ou declaração original atualizada até 30 dias antes da inscrição; comprovante de renda (holerite ou contracheque) atualizada no mesmo prazo de 30 dias anteriores à inscrição; ou declaração de próprio punho da condição de desempregado, com cópia da carteira de trabalho onde conste e derradeiro registro. Já a condição de doador deverá ser expedida pela unidade coletora de sangue. No caso de inscrições feitas via internet, o edital deverá especificar a maneira pela qual os documentos deverão ser entregues. Será eliminado do concurso que, porventura, apresentar algum tipo de documento falso para justificar a isenção ou redução. O candidato, entretanto, deverá ter amplo direito de se defender em casos desse tipo.

Expectativa

Nos meios políticos sobram especulações sobre a possível vinda do governador João Doria para a solenidade de abertura oficial da Avenida das Orquídeas, na manhã do próximo sábado (13). O convite ao governador já foi feito, mas até ontem, pelo menos, ainda não havia uma resposta oficial do Palácio dos Bandeirantes ou mesmo do próprio Doria sobre a possível visita à cidade, afinal, o Estado também teve sua parcela de colaboração na construção da nova ligação entre Mogi e Suzano.

Afinal…

… o que fez de concreto, ao menos até agora, a Comissão Especial de Vereadores criada para avaliar a questão da superlotação nos cemitérios da cidade e encontrar solução para o grave problema. Depois de uma longa demora na aprovação da CEV, não se tem qualquer notícia do andamento dos trabalhos.

Astronomia

Mitos e verdades sobre a origem do universo, a teoria de tudo, astrobiologia e os limites da vida no contexto cósmico, a corrida espacial e os 50 anos do homem na lua serão temas de algumas palestras a serem proferidas por especialistas do Inpe, Univap, Universo Genial e Space Today, que estarão participando do 1º Encontro de Astronomia de Guararaema, a partir das 13 horas do próximo dia 20, no Guararema Park Hotel e estacionamento do Cemitério Parque Municipal. Objetivo: incentivar especialmente os jovens a conhecer e debater a astronomia e suas vertentes.

No Censo

A Câmara de Mogi está solicitando a inclusão de especificidades e outras condições inerentes ao autismo no próximo Censo Demográfico que o IBGE irá realizar em todo o País.A proposta dos vereadores Caio Cunha e Fernanda Moreno, do PV, apoia manifestação da deputada federal Carmen Zanotto, do Cidadania (ex-PPS) com idêntico objetivo. A medida visa garantir dados oficiais ao Estado e à população visando facilitar a adoção de políticas públicas para um segmento hoje abandonado da população.

Frase
Esta é a verdade: a vida começa quando a gente compreende que ela não dura muito.
Millôr Fernandes (1923-2012), desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, poeta, tradutor e jornalista brasileiro

Deixe seu comentário