INFORMAÇÃO

Projeto vai ajudar educador a vencer angústias na pandemia

Psicólogos e psicoterapeutas farão atendimento voluntário aos profissionais necessitados

Com objetivo de auxiliar educadores emocionalmente afetados pelas dificuldades vividas durante o período de pandemia, em que estão realizando trabalhos on-line, para os quais não estavam preparados, e ainda enfrentando as angústias muito próprias de quem conhece as vulnerabilidades de seus alunos foi lançado, nesta semana, o Projeto Apoio Emocional, que está sendo desenvolvido pela plataforma “Quero na Escola”, coordenado pela jornalista mogiana Cinthia Rodrigues, e pela Fundação SM. Professores que estiverem necessitando de ser ouvidos sobre questões profissionais ou precisando de ajuda para lidar com as dificuldades de seus estudantes poderão se cadastrar para receber o atendimento voluntário, gratuito e on-line. Psicólogos e psicoterapeutas também estão sendo convidados a participar da ação que reconhece o esforço de professoras e professores e também valoriza a saúde emocional como uma necessidade para continuar atuando na área da educação durante a pandemia. Educadores ouvidos pela “Quero na Escola” revelam casos de difícil solução, como a professora que tinha em sua sala uma aluna para ganhar bebê e outra passando necessidades, cujos contatos foram perdidos durante o recesso escolar. “Tenho alunos com ansiedades cada vez maiores, que mandam mensagem até de madrugada, falando em suicídio, com os quais não sei como lidar”, contou outro educador à plataforma. A diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, ex-secretária Nacional de Educação Básica, enfatiza que a pandemia provocou uma grande ruptura em toda lógica de funcionamento do sistema escolar. “Crianças, adolescentes, jovens, suas famílias, mas principalmente os educadores, sofreram uma imensa transformação em suas rotinas, hábitos e maneiras de trabalhar. Muitos educadores têm reclamado de angústia, cansaço, solidão. Toda a comunidade escolar anda precisando de apoio e escuta”, disse. Pelo site do Apoio Emocional (http://queronaescola.com.br/apoioemocional), os educadores poderão se inscrever para pedir uma escuta para si, uma roda online com os alunos, uma aula sobre como abordar o tema ou o que acharem que precisam. “Os professores não ganharam matéria em jornal e nem aplausos porque não são considerados ‘linha de frente’, como profissionais da saúde, mas são a retaguarda fundamental e precisam de apoio”, comenta Cinthia Rodrigues, do “Quero na Escola.”

Sob nova direção

O pré-candidato a prefeito de Mogi, advogado Michael Della Torre (PTC), comemora a reestruturação interna do PMN local que deverá oferecer apoio à sua campanha para a Prefeitura. A Comissão Provisória do PMN é formada pela presidente Maria Aparecida Bacellar; pela secretária-geral, Bruna Carla de Oliveira Faura; e pelo tesoureiro, Gerson Morice Nakaema, O partido tem cerca de 750 filiados na cidade e a nova direção vai iniciar a montagem da chapa com 35 pré-candidatos a vereador para as eleições de novembro.

Sinais – 1

Uma conversa de mais de duas horas. Assim foi o encontro entre o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) e o prefeito Marcus Melo (PSDB), ocorrido na última quinta-feira, no escritório do parlamentar, no bairro do Mogilar. Na reunião, Melo teria reconhecido a liderança de Bertaiolli na cidade e o bom trabalho realizado por ele no Congresso, inclusive de ajuda à Prefeitura de Mogi, como a recente emenda que liberou R$ 3 milhões para o combate à Covid-19 na cidade. Melo teria dito ainda a seu interlocutor que chegou a pensar em abrir mão de sua candidatura à reeleição, caso Bertaiolli tivesse decidido concorrer novamente a prefeito.

Sinais – 2

Quem conversou com Melo durante o dia de ontem, garante que ele classificou o encontro com Bertaiolli como “uma das melhores conversas” que os dois já tiveram e demonstrou otimismo com os resultados práticos da reunião. O prefeito continua firme na intenção de “sempre buscar manter o grupo unido pelo bem de Mogi das Cruzes”, como disse a um amigo, deixando entender que a reaproximação política entre o atual e o ex-prefeito poderá acontecer ainda antes das próximas eleições.

Sinais – 3

Segundo apurou a coluna, pelos lados de Bertaiolli, a conversa também foi bem recebida, já que o posicionamento de Melo teria sido interpretado como uma espécie de “reconstrução de pontes avariadas ao longo do atual mandato”. Ou seja, os gestos de Melo teriam sido bem recebidos pelo deputado. A conversa entre os dois girou basicamente em torno da cidade, coronavírus e… as inevitáveis eleições de novembro.

Frase

Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu.

Friedrich Nietzche (1844-1900), filósofofilólogocrítico culturalpoeta e compositor prussiano do século XIX


Deixe seu comentário