ARTIGO

Protagonismo do capital humano

Claudio Costa

Esta semana ocorreu em São Paulo mais um congresso nacional de Recursos Humanos (CONARH), evento tradicional que há muitos anos congrega os principais profissionais de Recursos Humanos do país e cujo objetivo principal é mostrar o que de mais atual existe no segmento do capital humano.

Este ano, não muito diferente dos outros, o evento foi um sucesso de público. Sem dúvida, a maioria dos participantes foi buscar novas ferramentas de trabalho que possam ajudar as empresas a maximizar seu capital humano na busca de resultados efetivos.

Não há dúvidas que existe um mundo novo aí fora e a maioria das empresas ainda não está preparada para abraçar as mudanças necessárias deste novo mundo. A culpa, na verdade, não é delas porque foram treinadas para trabalharem em um ambiente diferente.

Alguns estudiosos no assunto e na vanguarda até então, entende que este novo mundo demanda empresas mais ágeis e que tenham um propósito (não financeiro) capaz de atrair os melhores talentos, que hoje preferem empreender ou deixar o Brasil pela conjuntura.

Para conseguirmos isto, sem dúvida, a área de Recursos Humanos precisa de reinventar, ser mais prática e mostrar que a agenda de capital humano pode alavancar o negócio. A área precisa evoluir e se posicionar diferente e mudar a imagem do “incômodo necessário“ para “crucial na transformação do negócio “.

É preciso mudar a agenda diária do corpo diretivo das empresas que passam grande parte das reuniões estratégicas discutindo indicadores de performance (KPIs) financeiros e de marketing ao invés de discutir a efetividade da transformação do negócio através do capital humano. Indicadores operacionais são importantes, mas indicadores de engajamento humano são fundamentais para o sucesso do negócio.

Como diz “Barack Obama“ as máquinas fazem os trabalhos repetitivos, mas só as pessoas podem pensar e inspirar e precisamos motivar as pessoas a serem mais e mais criativas alinhadas a um propósito.

Claudio Costa é diretor de desenvolvimento da Prefeitura de Mogi das Cruzes.