INFORMAÇÃO

Reforma da Previdência será discutida em Mogi

DE NOVO Mais uma vez, o Aterrado é ameaçado de ser encoberto pelas águas de Ponte Nova, mesmo após recente reforma pelo DAEE. (Foto: divulgação)
DE NOVO Mais uma vez, o Aterrado é ameaçado de ser encoberto
pelas águas de Ponte Nova, mesmo após recente reforma pelo DAEE. (Foto: divulgação)

II Fórum terá a presença do economista do Dieese, Thomaz Ferreira Jensen

O economista Thomaz Ferreira Jensen, assessor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), será o principal convidado do II Fórum de Debates sobre a Reforma da Previdência e Trabalho que a Rede Nossa Mogi das Cruzes irá promover, no dia 1º de junho, sábado, entre 9h30 e 12h30, no auditório da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, no Bairro do Mogilar, em Mogi. O impacto a ser produzido na vida da população em geral pelas mudanças constantes da Proposta de Emenda à Constituição, a PEC 06/2019, mais conhecida como a reforma da Previdência Social proposta pelo setor econômico do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL); como funcionará o sistema de capitalização integrante do projeto; como opera o atual sistema de seguridade social e quem financia ou deveria financiar este sistema; além de quais as alternativas para equilibrar as contas públicas sem que os direitos da população venham a ser atingidos, serão alguns dos aspectos abordados pelo palestrante, que também irá responder e tirar dúvidas dos participantes do encontro. O Fórum da Rede Nossa Mogi tem o apoio da Escola de Cidadania, Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Mogi das Cruzes, Subsede Regional da CUT, assim como de sindicatos, associações e entidades ligadas ao movimento social da Região do Alto Tietê. Thomaz Jensen é graduado pela Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo e desde junho de 2007 atua na assessoria ao Dieese, além de assessorar encontros organizados por comunidades de base e movimentos populares para tratar de temas como conjuntura econômica, formação social e econômica do Brasil, além de reflexões sobre práticas do trabalho. “O Fórum de Debates será uma excelente oportunidade para que a comunidade mogiana possa conhecer mais de perto a reforma da Previdência Social proposta pelo atual governo e de que forma ela poderá influir na vida de quem está para se aposentar ou mesmo daqueles que estão ingressando agora no mercado de trabalho, com todas as dificuldades do atual momento econômico”, afirma o professor Cláudio Betzler, presidente da Rede Nossa Mogi, convidando a comunidade a comparecer no evento que terá acesso livre a todos os interessados. Maiores informações sobre o Fórum podem ser obtidas no endereço http://ly/forumprvidencia .

Ameaçado

O superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Heitor Brandão de Azevedo, é esperado hoje, na Câmara de Salesópolis para explicar como as recentes obras do Aterrado – braço de terra que liga uma das margens da Barragem da Ponte Nova a bairros rurais daquela cidade – voltaram a sofrer ameaça de alagamento. Enquanto o DAEE alega que a Prefeitura recebeu a obra, o município alega que sequer possui o projeto do serviço. O superintendente deverá atuar como árbitro na questão, espera o vereador Claudinei de Oliveira (DEM).

Posse

O deputado federal mogiano, Marco Bertaiolli (PSD) será empossado, hoje, às 15 horas, na Capital, no cargo de vice-presidente tesoureiro da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) junto com os demais integrantes da diretoria encabeçada pelo presidente Alfredo Cotait Neto, que irão administrar a entidade no biênio 2019-2021. O ministro da Economia, Paulo Guedes, o governador João Doria (PSDB) e o prefeito Bruno Covas (PSDB) participam da cerimônia.

Luto

A Câmara de Mogi aprovou voto de pesar pelo falecimento de Paulo Henrique Giazzi Nassri, vítima de câncer, aos 55 anos, no último dia 19. Filho do cirurgião dentista Edison Karan Nassri, ele era especialista em cirurgia e traumatologia buço-maxilo-facial e neurologia, tendo coordenado cursos junto à UMC e Faculdade de Odonto da APCD. Pesquisador e pós-doutor do ITA, fez pós-graduação em Implantodontia pela New York University, tendo obtido outros títulos em universidades de renome no Brasil e exterior, como ressaltou o autor da homenagem, vereador Cuco Pereira (PSDB).

Exploração

Será realizado hoje, a partir das 10 horas, no auditório da Câmara, o Seminário de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento é promovido pelos vereadores Edson Santos (PSD) e Claudio Miyake (PSDB), autores do projeto de lei que instituiu na cidade uma semana especialmente voltada para a discussão do tema, cada vez mais atual. As discussões acerca do assunto serão abertas ao público, que poderá participar comparecendo ao evento.

Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.
Sigmund Freud (1856-1939), médico neurologista judeu, criador da Psicanálise