ÍNDUSTRIA

Rinnai investe R$ 35 mi e inaugura novo prédio em Mogi das Cruzes

NO ANIVERSÁRIO Empresa Rinnai Brasil faz 44 anos e inaugura sua nova unidade fabril no mesmo endereço da Vila São Francisco. (Foto: divulgação)
EXPECTATIVA Com a inauguração do novo prédio, também na Vila São Francisco, a Rinnai pretende aumentar a produção e diminuir os custos de seus produtos. (Foto: divulgação)

Em comemoração aos 44 anos da Rinnai Brasil, instalada na Vila São Francisco, um evento será promovido nesta sexta-feira, na sede da empresa. Na ocasião, haverá a inauguração do novo prédio fabril do grupo, que contou com investimento de cerca de R$ 35 milhões. A verba foi utilizada na parte estrutural, mas será usada ainda na compra dos equipamentos que faltam. Até o final deste ano, o imóvel deverá estar completo e a transferência de funcionários poderá ser efetivada definitivamente.

Apesar de o aniversário da fábrica mogiana ter sido em julho, o grupo aguardava a confirmação da presença e a disponibilidade de autoridades e diretores da matriz da empresa – que fica em Nagoia, no Japão – para marcar o evento. Já a estrutura do prédio foi finalizada em 2018, mas faltavam os equipamentos e também a instalação da parte elétrica.

“Essa ampliação é uma maneira da gente conseguir aumentar nossa produção e, com isso, diminuir os custos dos produtos. Nós vendemos, principalmente, para o mercado da construção civil, que já vem em uma crise desde 2014, quando sentimos uma queda. Apesar desse cenário, a gente vem em uma crescente. Não é como planejávamos, claro, mas 2018 já foi melhor que 2017 e este ano está sendo melhor que o ano passado. Então, com a expansão, nossa expectativa é continuar nessa melhoria gradativa”, disse o gerente de marketing da Rinnai, Leonardo Nogueira de Abreu.

NO ANIVERSÁRIO Empresa Rinnai Brasil faz 44 anos e inaugura sua nova unidade fabril no mesmo endereço da Vila São Francisco. (Foto: divulgação)

Atualmente, a empresa conta com 200 funcionários. Como haverá a transferência para o novo prédio, que começa a partir de sexta-feira, novos postos de trabalho poderão surgir. A fabricação estava com espaço limitado, principalmente para o segmento dos produtos solares, o que foi fundamental para a ampliação da capacidade produtiva. A unidade mogiana é a única instalada no país e as vendas são destinadas a todo o Brasil, além de alguns países da América do Sul. Com o funcionamento do imóvel que será inaugurado, a ideia é também ampliar a exportação.

“O principal equipamento da marca são os aquecedores de água a gás. A Rinnai é líder dentro desse mercado no Brasil. Temos ainda o aquecimento solar e outros produtos com participação um pouco menor. Dentro da fábrica, a filosofia da indústria 4.0 já é utilizada há um tempo e é o que queremos também para a nova unidade”, finalizou o gerente.

Produção de aquecedor de água tem destaque

Quando a Rinnai Corporation decidiu ter uma sede brasileira, Mogi das Cruzes foi a escolhida para receber a fábrica. Na cidade desde julho de 1975, a empresa tem hoje moderna planta industrial, preparada para produzir uma diversificada linha de produtos e componentes. O destaque da produção fica por conta dos aquecedores de água a gás.

No site do grupo, é possível encontrar os mais diversos produtos, como secadora de roupas, panela de arroz e churrasqueira, todos a gás. Além da unidade mogiana, a Rinnai conta com unidades na Austrália, Hong Kong, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia, China, Singapura, Coréia do Sul, Taiwan, Tailândia, Inglaterra, Estados Unidos e Itália. Já a matriz, está localizada em Nagoia, no Japão.

A empresa garante que entre suas principais preocupações está a segurança do usuário dos equipamentos a gás. Por isso, afirma que conta com engenharia de precisão e testes diversificados, de modo a assegurar que cada produto saia da linha de montagem pronto para uso e dentro das especificações, já que todos os itens nacionalizados recebem aprovação da matriz.