ARTIGO

Saúde além do básico

Marcus Melo

Clínica Geral, pediatria e ginecologia são os serviços de atenção básica que as prefeituras têm obrigação legal de oferecer. Não basta. Impossível a administração municipal ficar alheia ao sofrimento de quem precisa de atendimento especializado, de competência dos governos estadual e federal.

Mogi das Cruzes seguiu por caminhos que diminuíssem a agonia de quem está doente e desassistido. Por mais custoso financeiramente que seja, é fundamental investir em assistência aos casos de média e alta complexidade de saúde.

A cidade tem em Braz Cubas um Hospital Municipal, com pronto atendimento infantil, cirurgias, internações, exames e atendimento referencial para a mulher, e a UnicaFisio, para fisioterapia e reabilitação. Em Jundiapeba, funciona a Unica, 1ª clínica municipal de especialidades. Ao lado, instalamos o Hospital Dia para cirurgias de pequeno porte.

Em breve iniciaremos a construção da Maternidade Municipal, que cuidará das mamães mogianas. Dotada de UTI Neonatal e outros espaços especializados, dobrará a capacidade de realização de partos. Hoje, só existe a Santa Casa que está sempre lotada.

Também estamos implantando a 3ª UPA. Poucas cidades do porte de Mogi contam com três Unidades de Pronto Atendimento, com estrutura e profissionais especializados em urgência e emergência para adultos e crianças.

Complexo Integrado de Atendimento à Saúde é o novo conjunto de equipamentos que serão instalados pela Prefeitura no Rodeio. Inclui Clínica Especializada na Saúde do Homem, o novo Pró-Hiper (para maiores de 60 anos), a 2ª unidade da UnicaFisio e uma Clínica para Pessoas com Deficiência.

Toda a rede municipal está conectada pelo SIS, o Sistema Integrado de Saúde. Ações buscam responder a demanda por procedimentos especializados. A luta para dar conta dos investimentos é agravada pelo injusto Pacto Federativo, que destina às prefeituras parcos 10% a 15% do bolo tributário arrecadado no País, e pela conurbação que faz o morador buscar na cidade vizinha aquilo que não encontra na sua. Mogi arca com o esforço extra de atender habitantes de outros municípios. É o cotidiano de quem cuida da saúde, além do básico.

Marcus Melo é administrador de empresas e prefeito de Mogi das Cruzes