COLETIVOS

Secretaria de Cultura de Mogi forma companhias de teatro e dança

SOCIAL A ideia das Companhias Oficiais de Teatro, Dança Contemporânea e Danças Urbanas é abrir espaço para a troca de experiências, visando a formação e preparação profissional. (Fotos: divulgação)

Três novos editais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo têm o objetivo de formar Companhias Oficiais de Teatro, Dança Contemporânea e Danças Urbanas em Mogi das Cruzes. Artistas interessados em fazer parte dos grupos podem se cadastrar, a partir de hoje, pela internet. O prazo para inscrição vai até o dia 8 de maio.

Em todos os editais disponíveis em www.cultura.pmmc.com.br podem se inscrever artistas de todo território nacional com idade a partir de 18 anos, porém a ideia é que as três companhias sejam formadas por 70% de artistas do município, ficando os 30% restantes destinados a artistas de outras localidades.

No caso dos processos das Companhias de Teatro e Dança contemporânea, serão selecionados 12 artistas em cada, sem quantidade pré-definida por gênero. E para a Companhia de Danças Urbanas, serão 15 bailarinos escolhidos.

De acordo com a descrição oficial, o foco da iniciativa está em estabelecer “corpos estáveis que tenham representatividade artística e cultural e sejam conectados com as atualidades de seu tempo”. Além disso, a Secretaria de Cultura e Turismo quer abrir “espaço para a troca de experiências, visando a formação e preparação profissional”.

O processo de seleção se dará em três etapas e cada selecionado terá direito a uma bolsa incentivo de R$ 300 mensais, cujo recebimento estará atrelado ao fornecimento do número do MEI (Micro Empreendedor Individual) e apresentação de certidões regulares.

A escolha dos nomes será conduzida por comissões de análise, composta por artistas com reconhecida experiência em cada uma das áreas abrangidas, e quem não estiver com a documentação em dia ainda sim poderá ser chamado, porém só receberá a bolsa após a devida regularização.

Independentemente disso, é indispensável o preenchimento correto de todos os campos da plataforma online. Afinal, qualquer irregularidade que dificulte a avaliação do material enviado ou preenchimento incorreto da plataforma de inscrição acarretará na desclassificação do participante. Vale destacar também que um mesmo artista não será selecionado para mais de uma companhia oficial da cidade.

Os editais abertos estão em consonância com metas e ações do Plano Municipal de Cultura. Dúvidas e informações podem ser esclarecidas com a administração pública pelo telefone e WhatsApp 4798-6900 ou pelo e-mail culturamogi@pmmc.com.br.


Deixe seu comentário