COMEÇA NESTA TERÇA

Secretário detalha mudança no trânsito na área do Shangai

Equipes da Prefeitura faziam os últimos detalhes no Shangai. (Foto: Eisner Soares)
Equipes da Prefeitura faziam os últimos detalhes no Shangai. (Foto: Eisner Soares)

A partir de terça-feira já começam a valer as alterações no trânsito na região do Shangai, em Mogi. O novo cruzamento criado entre as ruas Navajas e Olegário Paiva tem sido motivo de dúvidas para os motoristas, já que alguns acreditam que as mudanças poderão prejudicar o movimento na saída da passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu. Na manhã de ontem, uma das pistas do túnel permaneceu fechada devido às obras que estão sendo feitas por ali, o que prejudicou o trânsito no sentido Bairro-Centro.

O secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, explica, entretanto, que a sincronização dos semáforos na Olegário Paiva deverá dar maior fluidez ao tráfego do local.

Durante essa semana, técnicos da pasta estiveram no Shangai para programar os equipamentos. Com a nova operação sendo colocada em prática, o trânsito deverá ser observado nos primeiros dias. Caso haja algum problema em relação ao tempo dos faróis ou até mesmo no cruzamento, a Secretaria poderá promover pequenos ajustes.

Para que esse projeto fosse colocado em prática, a região vem sendo estudada pela Prefeitura desde novembro do ano passado, quando as ruas foram monitoradas durante um período. Neste tempo, foi constatado, segundo Freire, que a maioria dos veículos que passava pela Rua Antônio Cândido Vieira ia em direção ao Mogilar. Para isso, era preciso entrar na Olegário Paiva pelo acesso da Avenida Narciso Yague Guimarães, que agora será fechado.

“As pessoas vinham pela Cândido Vieira, entravam na Major Pinheiro Franco e iam em direção à Narciso Yague para pegar o acesso. Enquanto esperavam para conseguir entrar na Olegário Paiva, uma fila de carros era formada na Narciso, o que prejudicava muito o trânsito naquela região, principalmente em horário de pico. Então, a mudança vai beneficiar muitos outros pontos”, comentou o secretário.

Diferente do acesso que será fechado, o novo cruzamento foi pensado apenas para a passagem de um carro por vez. Freire considera que o espaço seja suficiente, já que agora o tráfego será controlado por semáforos e o motorista terá mais facilidade no momento de acessar a Olegário Paiva. A instalação do equipamento, na opinião do chefe da pasta, é importante ainda para dar maior segurança ao trânsito, evitando possíveis acidentes.

Mudanças

Com a abertura do canteiro central da Rua Olegário Paiva, os motoristas que estiverem no Centro poderão fazer a conversão à esquerda para acessar a passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu ou a região do Centro Cívico. Isso será possível porque a Navajas terá a mão de direção invertida, passando a operar no sentido Centro-Bairro. Para quem estiver no Shangai e desejar ir ao Centro, a opção será a Rua Major Pinheiro Franco, que também terá sua mão de direção invertida a partir desta terça-feira.

O retorno atualmente existente em frente ao prédio do INSS será fechado e o cruzamento das ruas Navajas e Doutor Antonio Cândido Vieira também receberá semáforo, que está sendo instalado pela Secretaria Municipal de Transportes.