ARTIGO

Semana Santa

Ivo Xavier de Oliveira

A semana que antecede o domingo de Páscoa é uma das datas mais lembradas dentro da tradição religiosa cristã, e é tratada popularmente como a Semana Santa.Porém, em cada tradição religiosa do cristianismo a data é vista e tratada de uma maneira diferente. Para as Igrejas cristãs de  tradição reformada (Luterana, Anglicana, Metodista e outras tradições ), a semana santa é a celebração da paixão, morte e a ressurreição de Jesus, iniciada no domingo de Ramos, e encerrada no domingo de Páscoa, que marca a ressurreição de Jesus. O domingo de Páscoa costuma ser o dia mais importante na tradição reformada, já que simboliza a redenção da humanidade.

A Semana Santa, para muitos  é simplesmente um feriadão; para o comércio oportunidade de vendas; para tantos, simplesmente uma devoção; mas há aqueles que a encaram como um momento especial de meditação, oração e renovação da fé. O cristão verdadeiramente apaixonado por Jesus Cristo não pode deixar de acompanhar ativamente a Liturgia da Semana Santa.

O Domingo de Páscoa é a festa na qual a Igreja anuncia ao mundo que a morte foi vencida e que Cristo ressuscitou! A Ressurreição é a grande luz para todo o mundo: “Eu sou a luz” (Jo 8,10), dissera Jesus; luz para o mundo, para cada época da história, para cada sociedade, para cada homem.

Que a sua casa seja abençoada pelo Cristo vivo e ressuscitado! E que no seu coração ressurjam os bons sentimentos, as boas disposições, um ânimo novo, uma coragem nova, uma disposição nova e uma fé sempre viva e vibrante de que Jesus está vivo e ressuscitado.

Uma feliz e santa Páscoa para você, sua casa e sua família.

Ivo Xavier de Oliveira é reverendo e pastor da Igreja Anglicana de Mogi das Cruzes, localizada no bairro do Botujuru