Seminário prepara festa no Tabor

Programação acontece na Fazenda Tabor, localizada na Rodovia Pedro Eroles, Km 42
Programação acontece na Fazenda Tabor, localizada na Rodovia Pedro Eroles, Km 42

A tradicional Festa do Seminário da Diocese de Mogi das Cruzes acontecerá no próximo dia 16, das 8 às 18 horas, com ampla programação na Fazenda Tabor, localizada à Rodovia Pedro Eroles, Km 42, no Bairro Itapeti, em Mogi. O bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, preside a missa, que abre o evento às 8 horas e será concelebrada pelos sacerdotes formadores do seminário.

A confraternização anual é muito aguardada, já que o evento reúne as famílias dos seminaristas, paroquianos e atrai milhares de pessoas das cidades da Região do Alto Tietê, com o principal objetivo de unir toda a Diocese em oração, no trabalho e ajuda às vocações. “A Festa do Seminário é um momento, em que de fato, toda a Diocese de Mogi das Cruzes se une em prol das vocações, de modo particular, pelos futuros padres. O nosso povo se une para rezar, ajudar o seminário e tem a oportunidade de conhecer onde moramos.

Com a oração, nos ajuda a perseverar e a responder com alegria ao chamado de Deus, e a contribuição financeira auxilia nas despesas mensais do seminário e, agora, no término da construção da nova capela”, afirma o reitor do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, padre João Paulo da Silva.

Ao longo do dia há várias atividades no local. No palco, bandas católicas se apresentam até as 18 horas. Na quadra poliesportiva, ocorrem disputas de jogos de futebol e vôlei e na Tenda Vocacional é possível conhecer as congregações e comunidades da Diocese. Os participantes podem ainda realizar uma pequena trilha, e para as crianças, tem a fazendinha, com cavalos e outros animais, além de espaço para picnic. Há, ainda, mais de 30 barracas com opções de alimentos e bebidas.

Às 15 horas será celebrada missa no local onde está sendo construída a nova capela do Seminário – na festa do ano passado, o terreno foi abençoado pelo bispo diocesano.

Também, como em toda edição do evento, os seminaristas preparam uma pequena exposição, que neste ano é sobre o beato Paulo VI, que será declarado santo pela Igreja Católica no próximo dia 14 de outubro. O espaço do evento conta com estacionamento amplo e capacidade para receber ônibus, vans e carros. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelos telefones 4790-7466 e 4790-7037.

Seminário O Seminário Diocesano é formado por três casas: o Seminário Menor São João XXIII, o Seminário Propedêutico Nossa Senhora do Socorro e o Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. O Seminário Menor fica na Avenida Brás de Pina, 560, na Vila Vitória, e acolhe jovens que estejam no Ensino Médio. O Propedêutico está instalado no Tabor e recebe jovens que concluíram o Ensino Médio.

Já o Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, também no Tabor, acolhe jovens que vêm dos seminários Menor e Propedêutico. A casa reúne seminaristas que cursam a Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI. Durante a semana, eles ficam no local se dedicando à oração, aos estudos e aos momentos comunitários. Aos finais de semana, cada um é enviado a uma paróquia da Diocese para auxiliar os padres no serviço pastoral-missionário.