CARTAS

Serra do Itapeti

É fundamentalmente instrutivo que todos que moramos aqui saibamos – e por favor, adultos, falem com as crianças – que a Serra do Itapeti é o “pulmão” purificador do ar que respiramos aqui em Mogi das Cruzes. E observem: só aqui, unicamente aqui, priveligiadamente aqui, geograficamente aqui, pois em Guararema e em Suzano já são diferentes as condições climáticas , como se fosse uma “bacia temperada” que exala um ar mais quente, mais úmido e mais denso.

Parece que os nossos governantes, os de ontem e ainda os de hoje, não sabem disso.

Ou, se sabem, são hipócritas. Incrivel. Sim, é extremamene descabido que se tire partido de enaltecimento por ter conseguido recursos para “degradar” a nossa saúde.

O vereador, o deputado, o ministro que se engrandecem pelo feito não são humanos, não respiram, não adoecem e são comparsas do futuro. O projeto não pode ser executado sem um licenciamento ambiental para que as limitações sejam impostas em prol da natureza e seja resguardada.

É sumamente importante que saibamos diferenciar “crescimento e desenvolvimento”.

Venho procurando saber como o Governo Federal liberou recursos sem as exigências impostas, mas agora, O Diário me esclareceu: os recursos são de emenda parlamentar, cujo processo liberador é muito facilitado pelo conjunto das cooptações, adesões e cumpricidades. Não sou totalmente contra o projeto, sou a favor da narureza, da Serra do Itepeti e hoje ela é uma APA. Pensem nos que morarão por aqui no futuro..

José Arraes
josarraes@terra.com.br