ATUALIZADO

Mercado Municipal e bancos funcionam hoje em Mogi das Cruzes

O Mercadão terá atividades suspensas a partir desta terça-feira. (Foto: divulgação)
ESSENCIAL O Centro de Referência do Coronavírus, montado no Hospital Municipal, funcionará normalmente no feriado. (Foto: arquivo)

Enquanto na Capital e em outras cidades de São Paulo dois feriados foram antecipados para quarta-feira e ontem, em Mogi das Cruzes o Corpus Christi acontece hoje. Portanto, somente os serviços essenciais funcionam normalmente nesta sexta-feira no município. O Mercadão abrirá das 8 horas ao meio-dia.

A medida tem como objetivo diminuir o número de pessoas nas ruas e aumentar o distanciamento social em um momento em que a contaminação pelo novo coronavírus tem aumentado com celeridade. Mogi já ultrapassa os 700 casos de Covid-19 e ainda assim os índices de isolamento são baixos, chegando a apenas 47% nos últimos dias, segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo. Por isso, a antecipação foi aprovada na Câmara Municipal.

Nos outros dias do final de semana, o Mercadão também terá expediente. O espaço funciona amanhã das 8 às 16 horas, e domingo, das 8 às 12 horas. Na segunda-feira, segue o horário de sábado.

No local estão sendo obedecidas regras estabelecidas para este período de quarentena. É permitida a entrada de no máximo 100 consumidores por vez e o controle de fluxo é feito nas duas entradas (ruas Professor Flaviano de Melo e Coronel Souza Franco).

Na área da saúde, o Centro de Referência do Coronavírus montado no Hospital Municipal funcionará normalmente no feriado. A estrutura tem entrada exclusiva pelo Bloco B, que fica na rua Capitão Francisco de Almeida, 466, no distrito de Braz Cubas. O atendimento telefônico pelo número 4798-5160 também continuará sendo feito. O mogiano que tiver dúvidas ou precisar de atendimento pode fazer a ligação. O serviço por WhatsApp não funcionará no feriado e no final de semana.

Para outras situações de urgência e emergência, as UPAs 24 horas do Rodeio (avenida Pedro Romero, s/nº) e do Oropó (avenida Kaoru Hiramatsu, s/nº) atenderão a população. As unidades 24 horas de Jundiapeba e Jardim Universo e o Pró-Criança, no Mogilar, também atenderão normalmente a população. Para remoção de pacientes, a Cure 192 funcionará ininterruptamente.

O Departamento de Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal manterão o atendimento ao público pelo telefone 153 para denúncias e reclamações referentes ao descumprimento das medidas de quarentena, não utilização de máscaras e outras legislações municipais, além de casos de urgência e emergência.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) decidiu manter as atividades operacionais inalteradas em seus bancos associados para assegurar a prestação dos serviços bancários essenciais à população, inclusive a continuidade do crédito da segunda parcela do auxílio emergencial, que começou a ser feito no último dia 18.

No entanto, sensível à necessidade de que sejam observados os cuidados para mitigar a situação de risco à saúde pública decorrente da Covid-19, a Febraban recomenda aos clientes e usuários da rede bancária que evitem ao máximo deslocamento até as agências, uma vez que funcionarão de forma contingenciada, com equipes reduzidas e horários restritos de funcionamento, das 10 às 14 horas, nos termos da circular nº 3.991, editada pelo Banco Central em 19 de março de 2020.


Deixe seu comentário