DEDICAÇÃO

Show no Vasques festeja Dia da Seresta

TEM e Ousadia protagonizam o espetáculo “Tem Amor Sob o Luar”, amanhã, às 20 horas, para marcar a data em homenagem à cantoria tradicional e popular. (Foto: Divulgação)
TEM e Ousadia protagonizam o espetáculo “Tem Amor Sob o Luar”, amanhã, às 20 horas, para marcar a data em homenagem à cantoria tradicional e popular. (Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia da Seresta, o TEM (Teatro Experimental Mogiano) e o Núcleo de Cultura Ousadia apresentam amanhã, dia 12, o show “Tem Amor Sob o Luar”, no palco do Teatro Vasques, às 20 horas, com entrada gratuita.

O texto é de autoria de Milton Feliciano, presidente do TEM, que destaca a importância desta cantoria tradicional e popular que se faz pelas ruas das cidades, também conhecida como serenata. “É uma manifestação muito importante na cultura de Mogi e por isso merece ser lembrada e homenageada”.

No espetáculo, um casal de jovens encontra uma obra do poeta Cassiano Ricardo e conversa sobre o romantismo de antigamente. Eles falam de músicas e poesias que sempre foram cantadas e declamadas nas noites de serestas em todo o país, embalando os namoros de seus pais e avós. Entre elas estão ‘Noite Cheia de Estrelas’, ‘Casinha Pequenina’, ‘Modinha’, ‘Luz de Seus Olhos’, ‘Nem Eu’.

O show conta também com poemas e letras de autores de Mogi como Lauro Juk, Nenelson Nunes, Gustavo Ferreira Rossi e o próprio Feliciano. Entre uma música e outra, os jovens conversam sobre a origem das serestas e como elas se tornaram importantes para a cultura popular.

O espetáculo tam a coordenação geral de Lauro Juk, que também é um dos declamadores, ao lado de José Cardoso, Ana Celeste e Rodrigo Prestes. Antonio Ferreira da Silva Jr. é o diretor musical, responsável também por voz e violão. Na direção do elenco estão Ericka Capella e Rodrigo Prestes. Os músicos são Nenelson Nunes (cavaquinho e voz), Marcelo Lopes (flauta), Felipe Lopes (piano), Jefferson Machado (pandeiro), Gerson Luiz Fontes de Meireles (timba). A cantoria fica a cargo de Maria Inês Lopes, Alba Maria Ferreira Rossi, Ana Celeste Juk, José Cardoso Pereira, Orivaldo Lopes e Sérgio Vieira.

O elenco conta também com os atores Andressa Chin, Denise Morais, Giovanni Lucon, João Aguiar, Milena Lotito e Tiago Cordeiro.

O endereço do Teatro Vasques é Rua Dr. Corrêa, 515, no centro de Mogi das Cruzes.