NO PALCO

Sinfônica mogiana se apresenta em Campos

NO PALCO Sob a regência do maestro Lelis Gerson, os dois grupos musicais da cidade farão apresentação neste domingo. (Foto: divulgação)
NO PALCO Sob a regência do maestro Lelis Gerson, os dois grupos musicais da cidade farão apresentação neste domingo. (Foto: divulgação)

A Sinfônica de Mogi das Cruzes, representada pela Orquestra Sinfônica Jovem e pela Banda Sinfônica, participará pela terceira vez consecutiva do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. As apresentações ocorrem neste domingo, dia 21, na Praça do Capivari, às 13h30 e às 15h30. Ambas contarão com regência do maestro Lelis Gerson e terão convidados especiais.

A Orquestra Sinfônica Jovem irá se apresentar às 13h30, com repertório baseado em grandes aberturas e árias de famosas óperas. Junto com a orquestra, estarão dois solistas convidados: a soprano Flávia Albano e o tenor Sérgio Wernec.

Já a Banda Sinfônica irá se apresentar às 15h30, com repertório baseado em grandes nomes da música brasileira. Esta banda, que é formada por alunos e ex-alunos do projeto municipal “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, contará com participação do renomado saxofonista Roberto Sion.

O projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola” nasceu em 2011. A Prefeitura de Mogi das Cruzes viabilizou a inclusão de aulas de musicalização e ensino sinfônico na grade curricular dos alunos das escolas municipais, assim surgiu o projeto que ao longo dos anos foi desenvolvido pela Secretaria de Educação.

Hoje, o projeto atende cerca de 11 mil crianças e jovens, que participam das aulas em bandas escolares e bandas de nível avançado, além de ser gerenciado pela Sinfônica de Mogi das Cruzes.

A Sinfônica de Mogi das Cruzes é uma entidade sem fins lucrativos e atua desde 2003 na cidade. Ela realiza o gerenciamento de diversos projetos musicais das Secretarias de Educação e Cultura. Os projetos gerenciados são “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola” (formado por 16 bandas escolares municipais e pela Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes), aulas gratuitas do naipe de cordas, trabalho com camaratas, “Novos Olhares” e o coral Canarinhos do Itapety.

O festival de Inverno de Campos do Jordão está em sua 50ª edição e é considerado o maior festival de música instrumental da América Latina, além de ser também o maior festival de música clássica do país. Neste ano, o evento recebeu um investimento de R$ 6 milhões, por meio da Secretaria Estadual de Cultura.