Subimpérios são abertos em Mogi

Organizadores da Festa do Divino abriram ontem o Subimpério da E.E. Prof. José Sanches Josende / Foto: Divulgação
Organizadores da Festa do Divino abriram ontem o Subimpério da E.E. Prof. José Sanches Josende / Foto: Divulgação

As escolas e entidades de Mogi começam a abrir seus subimpérios, onde os fiéis pedem, agradecem e fortalecem a devoção ao Espírito Santo. A semana teve início com a abertura de mais quatro altares e hoje, mais duas unidades serão inauguradas: na Rede Feminina de Combate ao Câncer ‘Guiomar Pinheiro Franco’, às 14h30, no Centro, e na Escola Estadual Professor Osmar Teixeira Serra, às 16 horas, no Jardim Jussara. À noite, às 19h30, será a vez do Subimpério da Comunidade São Francisco de Assis, que pertence à Paróquia São João Batista, no Jardim Camila. As montagens, como preza a tradição, ocorrem em escolas, empresas e órgãos públicos.

A inauguração de um altar na tarde de ontem foi marcada por uma emoção especial para a festeira Mônica de Souza Mello, que é professora na Escola Estadual Professor José Sanches Josende, onde desde 2002 é montado o Subimpério do Divino. Participaram do evento, também, o festeiro Sérgio Braz de Souza e a coordenadora da Associação Pró-Festa do Divino, Beth Nogueira, uma das responsáveis por manter contato com as escolas.

Houve cânticos, reza e apresentações sobre os sete dons [Fortaleza, Ciência, Conselho, Sabedoria, Piedade, Entedimento e Temor de Deus] e de dança, inspiradas na Cultura de Paz e Não Violência, conforme explica a diretora da escola, Maria Antonia do Prado. “Por meio dessa ação inclusiva valorizamos o protagonismo do aluno”, diz.

Também ontem, mais três altares foram abertos: o da Escola Municipal Coronel Almeida, no Centro; o da Escola Municipal Professora Célia Pinheiro Franco, no Mogi Moderno; e o da Escola Estadual Alzira Scungiski, no Jardim Aracy.

À frente da coordenação das escolas estão Márcia Andere e Beth Nogueira. Até dias antes do começo do evento, os festeiros e capitães fazem essa caminhada de fé pelas escolas, universidades, empresas e órgãos públicos.

Neste ano, a Festa do Divino ocorrerá de 5 a 15 de maio, sob a temática “Divino Espírito Santo, derramai sobre as famílias a graça da misericórdia”. Os festeiros são Mônica de Sousa Mello e Sérgio Braz de Souza e os capitães de mastro Helena Kioko Mori Fujii e Ciro Fujii.
A Associação Pró-Festa pede que as escolas, associações e outras instituições que queiram ter altares abençoados façam a inscrição na sede da entidade ou pelo telefone 4790-6835.

Quermesse
As estruturas da quermesse, no Centro Municipal Integrado ‘Deputado Maurício Nagib Najar’, no Mogilar e do Império, no Centro, já começaram a ser montadas. A primeira deve ficar pronta até o dia 2 de maio, segundo o coordenador da quermesse, Fernando Nunes.
O local abriga as barracas destinadas às entidades e paróquias; estandes que comercializam artigos religiosos e tenda cultural; bingo e caixa central; espaços para os expositores e patrocinadores e base da Polícia Militar, coordenação e posto de saúde. Há, ainda, um parque de diversão, palco [com camarim] e os banheiros. A entrada para a quermesse é pela Avenida Cívica. O local conta com saída de emergência pela Avenida Carlos Ferreira Lopes.


Deixe seu comentário