VISTORIA

TCE aponta irregularidades em farmácias do Alto Tietê

Seis cidades do Alto Tietê tiveram farmácias de unidades públicas de saúde fiscalizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Na maioria, foram encontradas irregularidades, como medicamentos fora do prazo de validade e sem equipamentos essenciais para a segurança dos pacientes, como extintores de incêndio, gerador de energia e luz de emergência. Os municípios vistoriados foram Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e Salesópolis.

Na Unidade Básica de Saúde da Vila Jamil, em Ferraz, foram encontrados paracetamol, dipirona, cefalexina, glibencamida, albendazol e repelente spray vencidos, além da loratadina também para vender. O equipamento não conta com farmacêutico, luz de emergência, ar-condicionado e ventilador e extintor de incêndio. Além de não ter Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o que aconteceu em 85% dos locais analisados.

Também não possuem a documentação outras seis unidades de Ferraz. O mesmo aconteceu nos três equipamentos vistoriados em Arujá. Por lá, a Unidade Básica de Saúde II – Barreto não tem substituto dos farmacêuticos nos horários não cobertos, além de não existir o laudo da Vigilância Sanitária e gerador de energia para os medicamentos acondicionados em geladeira. Os medicamentos Compleximed B e Glibenclamida estavam próximo do vencimento.

Em Itaquaquecetuba, em três equipamentos foram flagradas irregularidades. A Unidade Básica de Saúde Jardim Paineira não conta com farmacêutico, não tem laudo da Vigilância Sanitária e nem o Registro de Responsabilidade Técnica no CRF/SP. Além disso, por lá não é feita a identificação do paciente que pega remédio com o documento, apenas pede o nome completo.

Entre os lugares vistoriados pelo TCE em Suzano, a UBS José Mariano de Souza Coutinho Júnior demonstrou um maior número de problemas, com um atendente que não é farmacêutico e o ambiente desorganizado, com medicamentos em caixa de papelão e sem proteção contra insetos. O lugar também não possui AVCB.

Deixe seu comentário