INFORMAÇÃO

Técnicos vão analisar o Projeto Eco-Tietê

NA FESTA O boi e seu adestrador promoveram um show muito particular e especial durante a Entrada dos Palmitos da Festa do Divino, sábado, no centro. (Foto: Eisner Soares)
NA FESTA O boi e seu adestrador promoveram um show muito particular e especial durante a Entrada dos Palmitos da Festa do Divino, sábado, no centro. (Foto: Eisner Soares)

Representantes do CAF eram esperados ontem à noite, em Mogi

Dez técnicos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) eram esperados, ontem à tarde, em Mogi das Cruzes, para uma análise técnica mais aprofundada sobre o Projeto Eco-Tietê, que prevê uma série de obras e melhorias no eixo localizado entre os bairros Rodeio, Nova Mogilar e o distrito de César de Souza. Depois de analisarem o projeto no papel, que lhes foi enviado pela Prefeitura Municipal, os analistas do CAF deverão conhecer a área onde os trabalhos deverão ser executados, com especialistas em mobilidade urbana, meio ambiente, engenharia, finanças, entre outros aspectos. A visita marcará o início da avaliação técnica da proposta mogiana que decidirá sobre a concessão do financiamento no valor de R$ 350 milhões para a execução do plano que é considerado o mais ousado da administração do atual prefeito Marcus Melo (PSDB). O Eco-Tietê prevê obras de saneamento ambiental junto aos córregos Lavapés e Corvos, construção de 6 km de novas vias, avenidas que irão interligar César de Souza ao Centro e a continuação da avenida Catarina Carrera Marcatto até a avenida Francisco Rodrigues Filho, além da integração das avenidas João XXIII e Waldemar Costa Filho, no Nova Mogilar. O projeto prevê ainda a construção de dois novos parques na região cortada pelo rio Tietê, que irão se tornar opções ao Parque Centenário, geralmente lotado durante os finais de semana e feriados. Os especialistas do CAF deverão permanecer em Mogi das Cruzes até sexta-feira, com tempo, portanto, para conhecerem de perto o espaço urbano da cidade onde o plano deverá ser implantado.

Volta às aulas – 1

O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) é o mais novo aluno do Instituto Brasiliense de Direito Público, o IDP, mantenedor da Escola de Administração de Brasília. Na faculdade, que tem como sócio o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o mogiano está cursando mestrado em Administração Pública, com aulas às sextas e sábados, duas vezes a cada mês.

Volta às aulas – 2

“Inovação no Setor Público – Desafios para uma prática disruptiva” é o curso que o prefeito de Mogi, Marcus Melo, está realizando, durante esta semana, no Insper, em São Paulo. A convite da instituição, Melo vem estudando as transformações no campo da tecnologia da informação que revolucionaram produtos, serviços e práticas de gestão em todo o mundo, trazendo a inovação para o centro do processo de geração de soluções, em especial no setor público. O curso é promovido em parceria com a Columbia University, com sede em Nova York, nos Estados Unidos.

Visita

A Câmara Municipal recepciona, amanhã, às 16 horas, o embaixador do estado da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, em visita de cortesia ao Legislativo. Ele também participa, às 20 horas, da sessão solene de entrega do título de Cidadã Mogiana à presidente da ONG Refúgio Brasil, Faysa Mouhd Saleh Abu Daoud, nascida na Jordânia,em 1959, e que chegou ao Brasil em 1978. Viúva há seis anos, fundou a ONG Refúgio Brasil em 2016 e hoje atende cerca de 700 refugiados na cidade e região, com projetos para geração de renda, contando com apoio de empresas privadas.

Imprensa

Além de comemorar o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, o dia 7 de junho marcou também o lançamento, em Mogi, do Painel Jornalismo de Dados. Idealizado e elaborado pela jornalista Jamile Santana, o Painel se propõe a apresentar reportagens sobre temas ligados ao Alto Tietê, como o impacto dos benefícios da Previdência na economia regional, análise das diferenças de salários dos prefeitos em relação à média geral da população. Tudo isso com a ajuda de infográficos interativos para facilitar a análise dos assuntos. Está em https://paineljornalismo.com

Frase

Não quero ficar imortal através de minha obra. Quero ficar imortal não morrendo.

Woody Allen, 83 anos, cineasta, roteirista, escritor, ator e músico norte-americano