ARTIGO

Tráfego qualificado no e-commerce?

Felipe Martins

O tráfego qualificado corresponde às pessoas que acessam seu e-commerce com algum interesse no que você oferece. Para atraí-los, você deve criar estratégias para conhecer muito bem o seu público-alvo e saber aonde eles se encontram e produzir conteúdo interessante, que atraiam a atenção deles. Entendeu a lógica? Então, vamos detalhar cada uma dessas etapas:

Público-alvo: ao conhecer a vivência, hábitos e comportamentos do seu potencial cliente, suas estratégias deixarão de ser em vão e passarão a ser direcionadas para aqueles que realmente tem interesse nos seus produtos;

Fontes de tráfego: para atraí-los, você deve saber aonde eles estão e atraí-los através de tráfego pago (é usado para atrair potenciais clientes através do pagamento de anúncios publicitários em plataformas específicas), tráfego orgânico (tráfego conquistado através de anúncios gratuito), tráfego social (consiste em atrair os potenciais clientes através das redes sociais do e-commerce) ou tráfego de referência (o cliente vê uma referência a sua loja em algum lugar e chega até você).

Atenção: o Google é mencionado como um dos melhores locais para gerar tráfego, mas não é o único – e, muitas vezes, pode não ser o principal! Faça um mapeamento para achar seu público e, dependendo do resultado, amplie suas opções de divulgação em outros locais – é muito importante estar no maior número de plataformas possíveis.

Conteúdo compartilhável e com regularidade: após conhecer seus potenciais clientes e encontrá-los, é preciso atraí-los com conteúdo de qualidade, originais e relevantes, que possa interessar os consumidores. Agindo assim, você só tem a ganhar: seu público se tornará engajador da sua marca, compartilhando o conteúdo, e sua plataforma será valorizado pelo Google, que aprecia publicações com conteúdo interessante e postados com regularidade.

Independente da mídia, o que vale é divulgar. Quanto mais, melhor. Mas não se esqueça da importância de investir em ações que atuem diretamente no seu público-alvo.

Felipe Martins é CEO e fundador da Dotstore e Boigy, empresas especializadas em e-commerce e marketing estratégico.