INFORMAÇÃO

Um projeto inovador para o basquete mogiano

INTERAGINDO O candidato a governador Paulo Skaf acaricia o cão-guia que acompanha o deficiente visual Ricardo Pedroso, durante visita a TV Diário, acompanhado do deputado federal Junji Abe e do vereador Diego Martins, o Diegão. (Foto: Edson Martins)

Mogi/Helbor poderá contar com programa de realidade virtual

Mogi das Cruzes está prestes a se tornar a primeira Cidade do País a contar com um projeto de realidade virtual – virtual reality, em inglês – para os torcedores de sua equipe de basquete. Uma parceria entre o Mogi/Helbor e a Panogramma, empresa do produtor musical João Marcello Bôscoli (filho de Elis Regina e Ronaldo Bôscoli), dá os primeiros passos no desenvolvimento de um programa que oferecerá ao torcedor a exata sensação de estar no interior da quadra, ao lado de seus ídolos, numa experiência inédita para os fãs do clube. Segundo Bôscoli, o fato de conseguir trazer a realidade virtual para o esporte está sendo uma “experiência mágica”, desde as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, no futebol e Stock Car. “Só que há uma paixão intangível para todos nós, da Panogramma, o basquete, que eu amo”, diz o produtor, para quem “é maravilhoso” poder usar tal ferramenta para aproximar as pessoas “com essa máquina de empatia, criando uma instância inédita, que não é nem a tevê e nem o estádio”. Bôscoli garante que “quando você coloca os óculos, é transportado, fica imerso no jogo de basquete; é transformador e inovador, pois só era visto na NBA e o Mogi/Helbor será o primeiro no Brasil, talvez na América Latina, a adotar essa linguagem de mídia”. Na semana passada, a equipe da Panogramma esteve no Ginásio Hugo Ramos captando imagens de Shammel, Arthur Pecos e Gui Deodato, com câmeras especiais de realidade virtual. A novidade, no entanto, não ficará limitada ao torcedor, devendo se transformar também num novo artifício para exposição dos atuais e futuros anunciantes do clube. A proposta terá ainda outro parceiro, o Torcedores. com, o maior portal independente de conteúdo esportivo do Brasil, com mais de 9 milhões de usuários únicos e 20 milhões de páginas mensais de notícias do mundo esportivo, que está colocando no ar o projeto Torcedor VR. A idealizadora e realizadora do basquete virtual, a Panogramma tem sedes no Brasil, Estados Unidos e Canadá e atua no mercado desde 2008, já tendo em seu portfólio mais de 300 vídeos em realidade virtual, realidade aumentada e mixed reality, com mais de 20 milhões de visualizações. Foi a primeira a criar um vídeo em VR para o Facebook, nos EUA.

Seminário
O mogiano Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, é um dos organizadores do Seminário Acessibilidade, Inclusão e Sustentabilidade, que será realizado no próximo dia 11, terça-feira, a partir das 9 horas, na sede do Ministério Público Federal, à Rua Frei Caneca, 1.360, na Consolação, em São Paulo. Entre os temas debatidos estarão a acessibilidade e inclusão digital; acessibilidade nas relações de trabalho e consumo; além da acessibilidade comunicacional na cultura e entretenimento. Inscrições: prsp-eventos@mpf.mp.br

Libras
A tradução dos programas eleitorais dos candidatos a deputado Junji (federal) e Juliano Abe (estadual), do MDB, para Libras foi feita pela estudante mogiana Ana Carolina Ramos, 17 anos, que gravou também os programas do Podemos em nível nacional. A especialista na linguagem de sinais foi descoberta por Juliano, durante suas andanças de campanha, e logo convidada para participar dos vídeos para tevê e internet.

Do contra
Tem mogiano jogando contra a transformação do Centro Esportivo do Socorro em um Centro Cultural e Esportivo do Serviço Social do Comércio. Foi iniciativa do sindicalista e jornalista Jocimar Valuci Figueiredo a representação ao Ministério Público pedindo intervenção para suspensão da cessão da área municipal ao Sesc. O MP agiu e obteve a decisão em caráter liminar da Justiça impedindo, até o julgamento do mérito, que o processo de instalação tenha continuidade.

Dia da Seresta
Projeto de lei de autoria do vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) quer instituir na Cidade o Dia da Seresta, a ser comemorado anualmente, em 12 de setembro, data do nascimento de Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que foi presidente da República e também um grande seresteiro. A proposta foi levada ao vereador por integrantes do Teatro Experimental Mogiano (TEM) que, imediatamente, assumiu a ideia.

Cotidiano

INTERAGINDO O candidato a governador Paulo Skaf acaricia o cão-guia que acompanha o deficiente visual Ricardo Pedroso, durante visita a TV Diário, acompanhado do deputado federal Junji Abe e do vereador Diego Martins, o Diegão. (Foto: Edson Martins)

Frase
No Brasil, a política se resume em não deixar a onça com fome, nem o cabrito morrer.
Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta (1923-1968), cronista, escritor, radialista e compositor brasileiro