ARTIGO

Uma gigante amiga

Junji Abe

Referência mundial em sistema de ignição no setor automotivo e em pastilhas de porcelana, a NGK comemora 60 anos de atuação no Brasil. Em 1º de agosto de 1959, escolheu a nossa Mogi das Cruzes para abrir a primeira fábrica do grupo fora do Japão. Sob o comando do Kobayashi, com quem tivemos forte relação de amizade, a empresa começou tímida, no prédio da Rua Professor Flaviano de Melo, até despontar entre as maiores do mundo, no segmento.

Enquanto prefeito de Mogi, visitamos a sede da NGK, em Nagoya, no Japão. Nossa ligação com os executivos de lá e daqui sempre extrapolou o campo institucional para evoluir em fortes laços de amizade. Não por menos, celebramos potentes parcerias que viabilizaram uma série de benefícios para a Cidade, além da geração de empregos e maior arrecadação.

A prática das boas relações é uma poderosíssima ferramenta em benefício do desenvolvimento sustentável, da qualidade de vida, da paz entre os seres humanos e nações, enfim, da almejada felicidade. Cultivando esse conceito, Mogi ganhou vários outros presentes da NGK. Como exemplo, estão as dezenas de motocicletas que ampliaram a frota da nossa Guarda Municipal, elevando a qualidade da atuação, e a construção da fonte luminosa, em frente ao prédio da Prefeitura. O mais expressivo deles estaria por vir.

Ainda exercia o cargo de prefeito quando a NGK transferiu o parque fabril para Cocuera. Renovamos o incentivo fiscal de isenção de IPTU por mais 25 anos. A excelente relação da Municipalidade com o grupo levou a diretoria da multinacional japonesa a conceder, por doação à Cidade, a área da antiga fábrica, no Centro.

Se Mogi desfruta do excelente Terminal Central, que se interligará ao ferroviário, devemos à nobre iniciativa da NGK, doadora daquela imensa área. Essa valiosa conquista também nos permitiu executar a maior obra antienchentes na área central, combatendo os transbordamentos do Ribeirão Ipiranga e Rio Negro.

Por tudo que representa para Mogi, onde emprega mais de 1,3 mil colaboradores, para o Estado e para o Brasil, manifestamos toda nossa gratidão à NGK, uma gigante empresarial, uma gigante amiga da Cidade. Parabéns e sucesso sempre!

Junji Abe é produtor é ex-prefeito