SEGUNDA DIVISÃO

União da 1° passo para classificação

DOMÍNIO Com a vitória de domingo, alvirrubro ultrapassou o Atlético Mogi e agora está no 6° lugar. (Foto: AlexMar Comunicação)
DOMÍNIO Com a vitória de domingo, alvirrubro ultrapassou o Atlético Mogi e agora está no 6° lugar. (Foto: AlexMar Comunicação)

O União fez o dever de casa e venceu o primeiro dos cinco desafios que terá em Mogi para reagir e se classificar para a segunda fase do Campeonato Paulista sub-23 da Segunda Divisão. Os unionistas derrotaram o Manthiqueira, por 3 a 1, na última rodada do primeiro turno, em duelo realizado no Estádio Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, na Vila Industrial.

Mesmo com o resultado positivo em um jogo de confronto direto, a situação do time mogiano continua dramática no chave 5, na penúltima colocação, com 3 pontos. A boa notícia é que o alvirrubro está a apenas quatro pontos do Joseense, que hoje fecha o ocupa o grupo dos clubes que seguirão na competição.

A diferença pode diminuir na próxima semana, quando as agremiações vão se enfrentar na abertura do returno, em São José dos Campos.

Com a vitória, o alvirrubro ultrapassou o Atlético Mogi e agora está no 6º lugar. Outra boa notícia seria o União recuperar os 4 pontos retirados pelo TJD, em julgamento que poderia ocorrer na noite de ontem, chegar aos 7 pontos e entrar na briga direta pela classificação.

Além de vencer o Manthiqueira, o União contou com a “ajuda” dos primeiros colocados da da chave (veja quadro nesta página). O líder Paulista empatou com o Joseense, em 1 a 1, no Vale do Paraíba; e o vice-líder São José atuou fora de casa e segurou o Amparo, em 3 a 3.

Além do Manthiqueira, o União ainda disputará mais quatro partidas no Nogueirão e poderá conquistar 12 pontos. O alvirrubro vai receber o Amparo, São José e Paulista e terá o clássico diante do Atlético Mogi, na Vila Industrial.

Com um time com cinco modificações, inclusive com a estreia do goleiro Caio Nunes, o União abafou o Manthiqueira no início da partida e a pressão deu resultado. Logo aos 17 minutos, Mateus Coré cobrou escanteio e Erivaldo, do Manthiqueira, cabeceou para o próprio gol: 1 a 0 para a alegria dos unionistas.

O União seguiu pressionando e conseguiu o segundo gol com Saulo. Aos 37 minutos, o zagueiro, que fazia a sua estreia no time, aproveitou escanteio e cabeceou para ampliar o placar.

Na segunda etapa, o União tentou administrar a vantagem, mas o time se acomodou e o Manthiqueira descontou, aos 29 minutos, com Hugo, de cabeça, aproveitando cruzamento da direita.

Agora a esperança de classificação da comissão técnica do União continua. O clube viveu situação semelhante na temporada 2017. Naquele anos, o time virou o primeiro turno fora da zona de classificação e iniciou o returno com duas derrotas consecutivas.

Depois o time reagiu e somou 10 pontos para conquistar a quarta vaga e a classificação. Depois o União embalou e chegou na etapa semifinal do estadual, quando foi eliminado justamente pelo Manthiqueira.