UPA de Jundiapeba é inaugurada, mas começa a funcionar apenas em setembro

Unidade de Pronto Atendimento de Jundiapeba foi entregue neste sábado (Foto: Ney Sarmento/PMMC)
Unidade de Pronto Atendimento de Jundiapeba foi entregue neste sábado (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

A partir de setembro, os moradores do Distrito de Jundiapeba poderão ser atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Dr. Silvio Carlos Bruhns Franceschini”, construída na rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha. Ontem, o prefeito Marcus Melo (PSDB) fez a entrega simbólica do prédio, já que a abertura ao público está prevista para daqui a dois meses, após o local ser equipado e contar com a equipe de trabalhadores.

Será a terceira UPA da cidade. Atualmente, os moradores de Jundiapeba contam com um Posto 24 horas, que será fechado e reformado, e continuará atendendo, no futuro, como uma unidade básica, no mesmo modelo adotado em César de Souza, quando foi aberta a UPA do Rodeio.

O serviço terá capacidade para realizar uma média de 8 mil atendimentos por mês. O investimento na construção foi de R$ 3.729.902,55.

Ontem, Marcus Melo destacou a continuidade dos investimentos no setor. “Nosso trabalho não para na Saúde de Mogi das Cruzes. Entregamos hoje mais um importante equipamento que irá ajudar a compor a rede que é, sem dúvida, uma das mais completas. Nesse momento de pandemia, nosso esforço tem sido ainda maior para oferecer atendimento de qualidade a todos que precisam”, disse o prefeito Marcus Melo. Uma salva de palmas aos profissionais de saúde que trabalham no combate ao novo coronavírus marcou a solenidade

O patrono da unidade é o médico Silvio Carlos Bruhns Franceschini, que nasceu em São Paulo e formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) em 1978, tendo se especializado em Obstetrícia e Clínica Médica. Trabalhou em várias cidades e diferentes unidades de saúde, conciliando sempre sua rotina com ações voluntárias de atendimento à comunidade. Em 2010 começou a trabalhar na Prefeitura de Mogi das Cruzes, onde atuou nos Postos de Saúde de Biritiba Ussu e Jardim Ivete, onde foi diretor clínico, e nos mutirões de saúde.

“Desde pequeno, quando brincávamos, Silvio dizia que seria médico. Uma pessoa humilde, de coração grande e sempre empenhado em ajudar os outros. Essa homenagem é muito importante para a nossa família e um momento de muita emoção”, afirmou a irmã, Suzana Franceschini, acompanhada da viúva do dr. Silvio, Zilda Franceschini, filhos e netos.

A rede desse serviço está presente no Rodeio e no Jardim Oropó, e é a oitava unidade de pronto atendimento na cidade.

A nova unidade será uma UPA de porte 1 e contará com consultórios médicos e de enfermagem, 11 leitos (sendo 2 de isolamento), salas de observação, raio-X, eletrocardiografia, exames laboratoriais, entre outros espaços, como consultórios e 11 leitos.


Deixe seu comentário