FEBRE AMARELA

Vacinação em Mogi terá reforço em três pontos no sábado

A Campanha de Intensificação da Vacinação contra Febre Amarela prossegue até o próximo dia 12 de julho em todo o Estado. (Foto: arquivo)

Mogi das Cruzes disponibiliza neste sábado, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde, a vacina contra a febre amarela em três pontos de vacinação. As doses serão aplicadas nas unidades de saúde do Jardim Universo (rua Dom Luís de Souza, 136) e de Jundiapeba (rua Vereador Nito Sona, 1.745), das 8 às 14 horas, e no programa Bairro Feliz de Quatinga (rua Antônio Rosendo de Lima, Quatinga), das 10 às 14 horas.

A Campanha de Intensificação da Vacinação contra Febre Amarela prossegue até o próximo dia 12 de julho em todo o Estado, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, atualmente em 71,6%. “É muito importante que as pessoas que ainda não se vacinaram, aproveitem essa nova oportunidade no próximo sábado”, afirma a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

A imunização é recomendada devido à circulação do vírus silvestre. Até o dia 3 de junho, foram confirmados 66 casos autóctones de febre amarela silvestre no Estado e 12 deles evoluíram para óbitos. Do total de casos, 94% têm como local provável de infecção os municípios do Vale do Ribeira.

A dose contra febre amarela deve ser aplicada a partir dos 9 meses, uma única vez na vida, mas há contraindicações. De acordo com a Secretaria, os portadores de HIV, pacientes com tratamento quimioterápico e transplantados devem consultar o médico sobre a necessidade da vacinação. Não há indicação de imunização para grávidas.

De segunda a sexta-feira, a vacina continua disponível conforme escala de atendimento nos postos de saúde. (veja a lista no site www.mogidascruzes.gov.br).