ARTIGO

Vamos consumir em Mogi

Claudio Costa

Até que enfim nossa economia começa um pequeno movimento de melhora e os indicadores oficiais dão conta que entramos no último trimestre do ano com crescimento económico. A boa nova, no entanto, é que a demanda doméstica foi quem puxou o crescimento da indústria pelo terceiro mês seguido e tudo indica que vamos encerrar o ano com crescimento do PIB em torno de 1,2%.

Os segmentos que mais impulsionaram a indústria foram o alimentício, bebidas e bens duráveis (eletrodoméstico, eletroeletrónico), todos eles puxados pelo consumo das famílias neste final de ano, coincidindo com os movimentos de “Black Friday”, 13º salário, liberação de FGTS, etc…

Tudo isto é muito bom pois significa que o consumidor voltou a acreditar no país.

Os indicadores de emprego, também, são favoráveis, embora ainda o percentual esteja alto.

Esta é a realidade no Brasil, mas, para nós mogianos, precisa ser melhorada. Nossa cidade oferece uma qualidade de vida muito acima da média brasileira e nossos indicadores socias são muito bons, mas precisamos encarar uma situação de frente. Nossa renda per capita e o nosso salário medio ainda são relativamente baixos. Isto porque temos menos indústrias do que a média das cidades desenvolvidas e 75% da nossa população economicamente ativa estão nos setores de comércio e serviços. A prefeitura vem trabalhando fortemente no sentido de trazer novas empresas e investimentos para nossa cidade que, com certeza, virão com a retomada econômica, mas precisamos proteger e aumentar os empregos nos setores de comercio e serviços, e agora é a hora.

Temos em Mogi um comércio atuante com excelente qualidade de produtos para todos os preços e gostos. Temos uma estrutura de serviços altamente qualificada e estruturada com soluções variadas para cada cliente.

A opção de consumir em Mogi é de extrema importância porque gera emprego e aumento da renda, além de impostos, que são fundamentais para a manutenção de programas sociais, principalmente, nas áreas de segurança, saúde e educação.

Portanto amigos mogianos, vamos dar um voto de confiança para nossa cidade e vamos consumir mais em Mogi. Boas compras a todos e forte abraço,

Cláudio Costa é economista, empresário e Diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mogi das Cruzes


Deixe seu comentário