IMPRESSÕES

Versão intermediária Drive 1.3 GSR do Fiat Cronos mostra competitividade

O Cronos Drive 1.3 GSR tem preço inicial de R$ 62.490 e já vem bem equipado, apesar de não ser a versão top de linha (Foto Divulgação)

O universo automotivo vem se renovando nos últimos anos. Assim como em outros mercados globais, a atual predileção pelos SUVs fez com que outras categorias precisassem se renovar. Principalmente os sedãs, que perderam a primazia como modelos familiares. Daí algumas fabricantes apostarem em projetos totalmente novos, como o Fiat Cronos. E a versão intermediária Drive 1.3 GSR é que consegue oferecer, por um preço razoável, alguns recursos muito exigidos atualmente, como as trocas automáticas de marchas e uma central multimídia moderna. O preço começa em R$ 62.490 e a lista de itens de série é bem competitiva, ainda mais por não se tratar de uma variante topo de linha.

O sedã compacto da Fiat tem linhas interessantes, que misturam uma certa robustez com elegância (Foto Divulgação)

O motor é o de entrada do sedã, o mesmo Firefly 1.3 de 101/109 cv de potência e 13,7/14,2 kgfm de torque máximo com gasolina/etanol que move o Uno. A transmissão automatizada também é a mesma adotada no hatch, com apenas uma embreagem e funcionamento a partir de botões. São cinco marchas e há acomandos atrás do volante, para trocas manuais.
O propulsor 1.3 de 109 cv com etanol é bastante competente na cidade. Já em baixas rotações, mostra disposição suficiente para embalar o três volumes com vigor e arrancadas e retomadas são eficazes. Na estrada, as ultrapassagens não chegam a chamar tanta atenção, mas também não há sensação de insegurança. Nem mesmo em velocidades altas e diante de curvas mais fechadas, respeitando obviamente sua vocação familiar e nada esportiva.
Por outro lado, o câmbio às vezes mostra algumas vacilações, demorando a reagir diante de uma pisada mais intensa no pedal do acelerador. Nas horas em que se quer extrair mais desempenho, é prudente utilizar as aletas para trocas manuais de marchas. É aí que o Cronos se mostra mais enérgico e bem-disposto.

A versão 1.3 GSR é equipada com câmbio automatizado controlado por teclas e central multimídia (Foto Divulgação)

O espaço interno não chega a ser o maior da categoria de sedãs compactos, mas comporta bem quatro pessoas. O porta-malas é amplo o suficiente para acomodar malas grandes para uma viagem ou as compras de mês de supermercado de uma família. A central multimídia é bem moderna, com uma tela de alta definição e várias possibilidades de conectividade. É a mesma utilizada pelo hatch Argo, do qual o Cronos deriva. Em movimento, os veículos também se assemelham.
Ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, chave com telecomando, computador de bordo, volante com comandos de rádio e telefone, display TFT de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, cintos de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes e volante regulável em altura estão no pacote. Os retrovisores elétricos têm função “tilt down” e há sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
As tecnologias chamam atenção. A começar pela central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas. Além de reconhecimento de voz, ela tem Bluetooth, Android Auto e Apple CarPlay. Opcionalmente, a tela – em alta definição – exibe imagens da câmara de ré e o estacionamento é favorecido também pela inserção de sensores de estacionamento traseiros. Controle eletrônico de estabilidade e tração também aparecem. Entra na lista até controle de velocidade de cruzeiro. (Márcio Maio/AutoPress)

Ponto a ponto – Fiat Cronos Drive 1.3 GSR

Desempenho – O Fiat Cronos 1.3 GSR se movimenta com boa agilidade no ambiente urbano. Arrancadas e retomadas são feitas com eficiência. Em tráfego rodoviário, no entanto, o propulsor de 109 cv máximos não chega a impressionar. A transmissão automatizada por botão evoluiu bastante, porém ainda vacila um pouco nas trocas das marchas. Nota 7
Estabilidade – A suspensão não chega a privilegiar a esportividade e nem seria esse o caso, até por se tratar da motorização de entrada do sedã compacto. O modelo encara bem trechos com curvas e, apesar da vocação familiar e da ficha técnica mais simples, controle eletrônico de estabilidade é item de série na configuração. Mas é bem difícil ver o recurso em uso, já que o Cronos mantém bem a aderência em situações normais de uso. Nota 8
Interatividade – De maneira geral, os carros da Fiat são extremamente funcionais. O que não significa que não carreguem uma boa dose de tecnologia também. A central multimídia, por exemplo, tem tela sensível ao toque de sete polegadas em alta definição e reconhecimento de voz. A conectividade é garantida pelo Android Auto, Apple CarPlay e Bluetooth. O câmbio não tem alavanca, funciona a partir de botões ou de aletas atrás do volante para trocas manuais. De forma geral, todos os comandos são bem localizados e é bem fácil entender como tudo funciona na cabine. Nota 8
Consumo – O InMetro avaliou o Fiat Cronos Drive 1.3 GSR e aferiu médias de 8,8/10,4 km/l com etanol no tanque na cidade/estrada e 12,7/14,8 km/ com gasolina, nas mesmas condições. Ganhou nota B tanto em sua categoria quanto no geral. Nota 8
Conforto – A suspensão absorve com eficácia as imperfeições do pavimento para os passageiros. Os bancos têm boa ergonomia e acomodam bem o corpo. O isolamento acústico também merece elogios, já que só é possível escutar o motor quando a transmissão automatizada precisa subir rapidamente os giros para aumentar a força do veículo. Nota 8
Tecnologia – O Cronos é construído sobre uma plataforma moderna, que utiliza aços especiais e tecnologia embarcada atualizada, a mesma adotada no hatch Argo. O sedã traz recursos eletrônicos de auxílio dinâmico, como controle de tração e estabilidade, conectividade com smartphones e tela de alta definição. No caso da versão de entrada, até o motor é novo, da linha Firefly. O fato de a transmissão ser automatizada e não automática decepciona, mas ainda assim o Cronos Drive 1.3 GSR se destaca nesse quesito. Nota 8
Habitabilidade – A área interna é boa. Há espaço para as pernas no banco traseiro sem que isso dependa da boa vontade dos ocupantes da frente. Atrás, só mesmo as pessoas mais altas podem sentir algum aperto e, de forma geral, quatro passageiros viajam bem. O porta-malas carrega 525 litros, uma capacidade das melhores entre os três volumes concorrentes. Nota 8
Acabamento – Este é um ponto no qual a Fiat vem se destacando cada vez mais nos últimos anos. Os materiais rígidos estão ali, mas a textura e os revestimentos são agradáveis e esteticamente interessantes. Na faixa de preço em que atua, o Cronos Drive está entre os melhores nesse quesito. Nota 9
Design – O desenho do Cronos mistura traços que exprimem certa robustez, mas aposta também em linhas elegantes e modernas. A frente segue a assinatura digital da marca e traz grade encorpada e faróis afilados. Vincos bem marcados se destacam no perfil, enquanto a traseira traz o nome da marca em grafia avantajada e lanternas que invadem a tampa do porta-malas. Nota 9
Custo/benefício – O preço do Fiat Cronos Drive 1.3 GSR começa em R$ 62.490, mas chega aos R$ 67.920 quando ganha faróis de neblina, rodas de liga leve, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, câmara de ré e alarme antifurto. Na faixa de preço em que atua, é uma excelente opção em função das tecnologias que carrega. O único “porém” está na transmissão automatizada com apenas uma embreagem, um tanto ultrapassada para um carro tão moderno. Nota 7
Total – O Fiat Cronos Drive 1.3 GSR somou 80 pontos em 100 possíveis.

Ficha técnica
Fiat Cronos Drive 1.3 GSR

(Foto Divulgação)

Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.332 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Coletor de admissão variável, injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automatizado de cinco velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência: 101 cv com gasolina a 6 mil rpm e 109 cv com etanol a 6.250 rpm.
Torque máximo: 13,7 kgfm com gasolina e 14,2 kgfm com etanol a 3.500 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 12,2 segundos com gasolina e 11,5 s com etanol.
Velocidade máxima: 178 km/h com gasolina e 183 km/h com etanol.
Diâmetro e curso: 70 mm x 86,5 mm. Taxa de compressão: 13,2:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e pressurizados e molas helicoidais. Traseira semi-independente por eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores de duplo efeito. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 185/60 R15.
Freios: Discos sólidos na frente e a tambor atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Comprimento de 4,36 metros com 1,73 m de largura, 1,51 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. Possui airbags frontais de série.
Peso: 1.159 kg.
Capacidade do porta-malas: 525 litros.
Tanque de combustível: 48 litros.
Lançamento no Brasil: 2018.
Produção: Betim, Minas Gerais.
Itens de série: Porta USB para passageiros dianteiros e traseiros, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoia braço para motorista, apoia-pé para o motorista, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, brake-light, central multimídia com tela de sete polegadas touchscreen com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e sistema de reconhecimento de voz, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, computador de bordo, aletas com trocas de marchas atrás do volante, desembaçador do vidro traseiro temporizado, direção elétrica progressiva, controle eletrônico da aceleração, sinalização de frenagem de emergência, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina, assistente de partida em subidas, iluminação do porta-malas, limpador e lavador do vidro dianteiro com intermitência, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down e setas integradas, rodas de aço estampado de 15 polegadas com calotas, sistema Start&Stop, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, tomada 12V, travas e vidros elétricos, volante com comandos de rádio e telefone e regulagem de altura.
Preço: R$ 62.490.
Opcionais: Faróis de neblina, rodas de liga leve, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, câmera de ré e alarme antifurto.
Preço completo: R$ 67.920.