ANO LETIVO

Volta às aulas da rede estadual será no dia 1º de fevereiro em Mogi

Rematrícula é automática e alunos interessados em ingressar na rede devem procurar unidades até início de fevereiro. (Foto: Arquivo)
Rematrícula é automática e alunos interessados em ingressar na rede devem procurar unidades até início de fevereiro. (Foto: Arquivo)

A volta às aulas na rede pública estadual será no próximo dia 1 de fevereiro. A Secretaria de Estado da Educação informa que a data para encerramento do primeiro semestre letivo está marcada para 27 de junho, respeitando o mínimo de 200 dias exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. As matrículas para alunos de fora da rede estão abertas e o prazo para transferências de estudantes para outras unidades se encerra nesta próxima sexta-feira.

Para os alunos que já estão na rede estadual, a matrícula é automática. Atualmente, há 36,8 mil alunos matriculados em Mogi. Já os que queiram ingressar agora nas escolas do Governo e tenham menos de 18 anos, o processo é realizado pelos pais ou responsáveis. O melhor é adotar esse procedimento até o início de fevereiro.

Os interessados devem informar o nome completo do estudante, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. A Secretaria de Estado também recomenda a apresentação da certidão de nascimento e comprovante de residência.

Aqueles que querem trocar de escola têm até sexta-feira para pedir transferência. A solicitação é feita por pais e responsáveis, no caso dos menores de 18 anos, ou pelos próprios alunos que mudaram de endereço ou queiram estudar em uma unidade de preferência.

Os interessados devem procurar uma escola e apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência. O pedido não precisa ser feito necessariamente na escola escolhida para transferência.

As equipes gestoras são responsáveis pela avaliação dos requerimentos sempre condicionados às vagas por etapa/turno. Aqueles que tiverem o pedido negado continuarão a estudar na unidade onde já estão atualmente matriculados. Independentemente do processo, a Secretaria garante que todos os estudantes têm vaga garantida. Os resultados serão divulgados ainda neste mês na Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta).

Segundo informações do Estado, atualmente um total de 4,3 mil crianças utilizam transporte escolar no Município. Vale ressaltar que o transporte escolar é concedido de acordo com a legislação, que oferece esse benefício a crianças que moram a mais de 2 quilômetros da escola. Há exceções em que barreiras físicas ou de transporte podem levar à reconsideração dos casos.

A Secretaria informa que tem vários programas em elaboração para este ano, com objetivo de dinamizar os cursos e oferecer novos atrativos aos alunos. Um exemplo de projeto pedagógico desenvolvido em Mogi para este ano é a implantação de uma rádio escolar, que será disciplina eletiva na Escola Estadual Professora Irene Caporali de Souza, no Conjunto Nova Bertioga.

Os equipamentos foram adquiridos por meio do programa Orçamento Participativo Jovem, que possibilita que os estudantes escolham como investir a verba de aproximadamente R$ 5 mil. A ideia é que o programa também aconteça no próximo ano.