SUBIDA

Volta da praia deve ter congestionamentos

Previsão é de tráfego intenso na Mogi-Bertioga
Previsão é de tráfego intenso na Mogi-Bertioga

Quem aproveitou o feriado prolongado para viajar precisa ficar atento no retorno neste domingo, quando a Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) deve ficar congestionada. Para que a volta seja mais tranquila, a dica é que o motorista trafegue pela manhã, o que também vale para o Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto e para o trecho da Presidente Dutra que corta o Alto Tietê.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pela Mogi-Bertioga, a previsão é de que o fluxo se intensifique a partir do meio-dia de hoje. Já durante o sábado, o movimento registrado no período matutino ficou abaixo da expectativa. Ao contrário do que aconteceu na última sexta-feira, não havia pontos de lentidão e os carros seguiam sem dificuldades por toda a pista.

O mesmo cenário de tranquilidade foi visto por quem passou pelo Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto. De acordo com a Ecopistas, o movimento costuma ser normal no meio dos feriados, porém hoje, a situação deve ser bem diferente, principalmente entre 12 e 18 horas.

No trecho da Rodovia Presidente Dutra que corta o Alto Tietê, a previsão também é de lentidão no retorno, das 16 às 22 horas, quando são esperados 9,7 mil veículos por hora.

Vale lembrar que durante todo o dia de hoje, as estradas continuam em ritmo de operação especial. A Mogi-Bertioga, por exemplo, conta com 600 profissionais à disposição dos viajantes, tanto para o suporte na própria pista como para monitoramento e emergências.

Já a Presidente Dutra tem papa-filas nos pedágios e equipes extras de socorro em pontos estratégicos, e a Ayrton Senna dispõe de 250 profissionais, 19 viaturas para atendimento aos usuários, cinco guinchos leves e dois pesados, além de um caminhão-pipa.

Uma dica para o motorista que busca evitar o tradicional anda e para no retorno do feriado prolongado, algo que exige muita paciência, é ficar conectado aos sites e redes sociais das concessionárias, que atualizam, de hora em hora, a situação do tráfego nas principais rodovias.