TROCA DE COMANDO

Zago deixa cargo e Oliveira assume Secretaria Municipal de Obras de Mogi das Cruzes

Arquiteto Thiago Takeuchi de Oliveira vai substituir o engenheiro Walter Zago na Secretaria. (Foto: divulgação)
Arquiteto Thiago Takeuchi de Oliveira vai substituir o engenheiro Walter Zago na Secretaria. (Foto: divulgação)

O prefeito Marcus Melo (PSDB) vai anunciar oficialmente nesta quarta-feira o nome do arquiteto Thiago Takeuchi de Oliveira para substituir o engenheiro Walter Zago na Secretaria Municipal de Obras. O pedido de exoneração foi oficializado ontem. O ex-titular da pasta alega problemas pessoais e garante que vai ajudar no processo de sucessão. Não está programada cerimônia especial para transmissão do cargo.

Segundo Melo todo o processo de troca está ocorrendo com tranquilidade, já que a decisão de deixar o cargo foi do próprio secretário, que já vinha tratando do assunto com o prefeito há alguns dias. Esta foi a segunda vez de Zago no comando da Pasta. Ele já havia sido secretário de Obras durante a primeira gestão do ex-prefeito Marco Bertaiolli (PSD), no período de 2009 a 2012. Reassumiu o cargo em 2017, no início da atual gestão.

“O Walter Zago é grande profissional e sou muito grato pelo período em que ele esteve conosco na Prefeitura. Infelizmente, conversamos há alguns dias e ele falou sobre a dificuldade de conciliar as atividades da sua empresa, que cresceu bastante, com a rotina da Secretaria de Obras, e por isso gostaria de deixar o cargo. É uma perda, mas temos que respeitar essa, que é uma decisão pessoal dele”, destacou o prefeito.

O novo secretário já atua na Prefeitura de Mogi. Ele tem 38 anos e fez o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde formou-se em 2005. Iniciou no serviço público em 2011. Trabalhou junto com Zago até 2015, como diretor da Pasta. Depois foi transferido para o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), onde vinha desempenhando a função de assessor de planejamento estratégico.
Thiago Takeuchi conta com o apoio do próprio Zago, que o considera “qualificado para o cargo”. O ex-secretário explica que precisou tomar essa decisão porque o trabalho na Prefeitura exige dedicação total e estava prejudicando a administração de seus negócios, que também estão voltado para essa área de obras e construção. “Além disso, é importante oxigenar a Administração Municipal, dar espaço para pessoas jovens e novas ideias que possam ajudar no desenvolvimento da cidade”, destaca.

Na avaliação de Walter Zago, os desafios do seu sucessor para os dois próximos anos são grandes, especialmente porque ela assumirá uma das mais importantes pastas da Prefeitura, responsável pelo desenvolvimento de grandes projetos para o município. Entre os mais importantes estão a conclusão das obras da avenida das Orquídeas, previstas para serem entregues até meados de 2019. A nova via que ligará Mogi a Suzano deveria ser concluída no final do ano passado, mas sofreu atrasos por conta da demora na liberação das licenças ambientais.

Ele cita ainda o Programa + Mogi EcoTietê, que prevê uma série de intervenções na área de mobilidade e saneamento básico na região de César de Souza, que também ganhará novos equipamentos de saúde. Soma-se a isso a construção da maternidade municipal projetada para Braz Cubas, além de novas creches que serão erguidas na cidade. Tem ainda o projeto de reurbanização da praça Sacadura Cabral, programa de iluminação pública, infraestrutura, entre muitos outros serviços em andamento no Município.


Deixe seu comentário