INFORMAÇÃO

Zanetta se recupera e médicos estão otimistas

Ex-vice-prefeito de Mogi está internado na UTI do Hospital Nove de Julho

O cirurgião torácico mogiano, médico Olavo Ribeiro Rodrigues, esteve na Unidade de Terapia do Hospital Nove de Julho, em São Paulo, por mais de uma hora, no início desta semana, em contato com a equipe multiprofissional que está cuidando do ex-vice-prefeito, ex-vereador de Mogi das Cruzes e médico, Roberto Luiz dos Reis Zanetta, que se encontra internado, desde o dia 28 de abril último, em razão de graves traumas sofridos no choque de seu carro contra um poste, na avenida Riccieri José Marcatto, no distrito de César de Souza. Olavo voltou otimista com o quadro clínico do paciente que apresenta, segundo ele, sinais evidentes de melhoras. Zanetta começa, gradativamente, a recuperar o nível de consciência e “evolui positivamente o quadro clínico geral”, segundo o médico. O paciente ainda não consegue falar, já que se encontra com uma cânula de traqueostomia no pescoço e se alimenta por meio de uma sonda gástrica. Suas funções respiratória, cardiovascular e renal encontram-se estáveis, conforme informaram os médicos do Nove de Julho. Para se ter um parâmetro da recuperação positiva de Zanetta, basta lembrar que, depois de haver sido levado para o hospital, na Capital, ele já foi submetido a uma operação plástica e maxilofacial para reconstrução das lesões nos ossos, pálpebras e na córnea. Ele também foi operado, nas últimas horas, para receber uma osteofixação da fratura do úmero do braço esquerdo, ocorrida no momento da batida do seu automóvel contra o poste. “Ele está sendo cuidado, continuamente, por uma equipe multiprofissional e nossa expectativa é a de recuperação das lesões sofridas”, afirmou à coluna o médico Olavo Rodrigues. O acidente com o ex-vice-prefeito mogiano ocorreu no final da manhã do dia 28 passado e ele foi, imediatamente socorrido por uma equipe do Samu que o levou diretamente para o Hospital Luzia de Pinho Melo, onde recebeu os primeiros socorros, num estado de saúde bastante crítico, a ponto de surgirem rumores sobre sua morte em redes sociais. Zanetta suportou heroicamente as primeiras horas após o acidente e, graças aos médicos que o atenderam, conseguiu se recuperar o suficiente para ser levado ao Hospital Nove de Julho, em São Paulo, no dia 1º de maio, numa noite de sexta-feira. Lá, o tratamento intensivo persiste e Zanetta se recupera a ponto de deixar os médicos e amigos muito otimistas com sua saída da UTI, para um dos quartos do hospital paulistano.

Resultados

Selecionado entre mais de 600 projetos de todo o País avaliados pelo Instituto EDP, o Instituto Maria Mãe do Divino Amor, do Botujuru, em Mogi, irá receber cartões alimentação durante três meses e, com isso, deverá beneficiar 277 famílias de crianças mais vulneráveis e pobres, normalmente atendidas pela instituição. “Isso é o fruto de um trabalho que é realizado desde 2019 e é também um reconhecimento a todos nós do Instituto, que trabalhamos pelos direitos das crianças e adolescentes mogianos, abençoados por Maria e em memória do saudoso padre Attilio Berta”, diz a diretoria.

Falecimento

Faleceu, na última quarta-feira, o juiz de Direito Jorge Luiz Abdalla Buassi, 54 anos, titular da 1ª Vara da Família e das Sucessões da Comarca de São José do Rio Preto, no interior paulista. Deixa a esposa e juíza Maria Letícia Pozzi Buassi e duas filhas. Formado pela USP, ele ingressou na magistratura em março de 1990, como juiz substituto da 45ª Circunscrição Judiciária, em Mogi das Cruzes, antes de atuar em outras comarcas e, finalmente, retornar a Rio Preto, onde nasceu.

Rezadeiras

A Festa do Divino foi mesmo cancelada em razão da pandemia. Mas as rezadeiras do Divino podem ir até as casas dos mogianos. Virtualmente, é claro, para ninguém correr riscos. O secretário da Cultura, Mateus Sartori, acaba de disponibilizar, no Spotify, serviço de streaming de música, os principais cânticos e rezas dos grupos que, tradicionalmente, costumam visitar os fiéis, no período anterior a cada festa. Basta acessar e procurar por “Rezadeiras do Divino”.

Hospitais

O deputado Marco Bertaiolli (PSD) intercedeu junto à Secretaria de Estado da Saúde para que os 30 leitos disponíveis no Hospital Arnaldo Pezzuti Cavalcante, em Jundiapeba, atualmente sem qualquer uso – conforme denunciou o vereador Otto Rezende (PSD) –, passem a ser utilizados para atender a pacientes da Covid-19 na região. O parlamentar incluiu em seu pedido o novo Hospital das Clínicas de Suzano, que apesar dos insistentes apelos do deputado estadual Estevam Galvão (DEM), não foi aberto para atender à população daquela e demais cidades do Alto Tietê.

Frase

O presidente é um homem completamente descontrolado, alucinado, sem noção da responsabilidade, sem liturgia do cargo que ele ocupa, um perigo para a democracia, como ele tem demonstrado.

Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi, em entrevista ao Podcast


Deixe seu comentário