INFORMAÇÃO

Abrinq indica Melo como Prefeito Amigo da Criança

Escolha é resultado da análise de ações realizadas durante o atual governo

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), está entre os gestores reconhecidos pelo programa Prefeito Amigo da Criança – Gestão 2017-2020, promovido pela Fundação Abrinq. Ao todo, mais de 2.300 municípios de todo o País foram avaliados durante o atual mandato, até que 125 prefeitos, entre eles o de Mogi, foram escolhidos por destacarem e consolidarem políticas públicas voltadas à infância e adolescência em suas administrações. O reconhecimento é feito a partir da análise do conjunto de atividades realizadas durante a administração do prefeito em favor das crianças e adolescentes. No caso de Mogi, pesaram as presenças do Conselho Municipal de Defesa da Criança, conselhos tutelares, além de ações da área da Educação voltadas para tais faixas etárias, como diminuição do abandono escolar, avanço do ensino em tempo integral, redução da mortalidade infantil, entre outras. As adesões ao Programa Prefeito Amigo da Criança tiveram início nas eleições municipais de 2016. Após o pleito, os gestores de todos os 5.570 municípios foram convidados a participar e mais de 2.300 aderiram, o que representa cerca de 40% dos municípios brasileiros. Pouco a pouco, à medida que as avaliações iam sendo feitas, a Fundação Abrinq chegou à fase final com 848 municípios. Para a definição daqueles que seriam reconhecidos com o Prêmio de Prefeito Amigo da Criança, Reconhecimento Pleno, foi utilizado critério estatístico, selecionando-se os de maior pontuação relativa na avaliação geral. A essa avaliação de caráter técnico, somou-se avaliação política, que considerou o cumprimento de normas e princípios da administração pública, em cada um dos municípios inicialmente selecionados. Como resultado final foram definidos 125 municípios cujos gestores fizeram jus à premiação. Destes, 15 estão localizados no Estado de São Paulo, entre eles, Mogi.

Equívocos com o Simples

O Boletim Economia Empírica, ligado ao Programa de Mestrado em Economia do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), da Capital Federal, traz artigo assinado pelo deputado federal mogiano Marco Bertaiolli (PSD). O texto fala sobre os equívocos na interpretação do regime tributário do Simples Nacional ao ser tratado como uma política de isenção fiscal, quando na verdade traz na sua essência a desburocratização e a simplificação do sistema, como o próprio nome já diz.

Piora no quadro

Estão cada vez mais delicadas as condições de saúde do ex-vice-prefeito de Mogi, o médico Roberto Luiz dos Reis Zanetta, internado no Hospital Nove de Julho, em São Paulo, após um acidente de carro, em César de Souza, no dia 27 de abril. Com os rins estagnados há um mês, ele depende de hemodiálise e respira em máquina com traqueostomia. Está em coma, na UTI do bloco C, apresentando fortes sinais de icterícia.

Dia D para o Club Med

O CEO do Club Med no Brasil, Janyck Daidet, e o empresário mogiano Fumio Horii devem se reunir com o prefeito Marcus Melo, no final da tarde de hoje. Em pauta, a possibilidade de desativação de uma das quatro unidades da empresa no País, como parte de um processo de reestruturação interna provocada pela pandemia que mantém os hotéis fechados. Melo e sua equipe vão tentar manter o Club Med Lake Paradise, de Jundiapeba, em operação, para preservar os cerca de 500 empregos diretos e indiretos por ela gerados.

Homenagem a Atuí

A paulistana Eugênia Maria Pinheiro Franco Lapin Atuí, que desde 1970, coordena a Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco, entidade responsável por ajudar milhares de famílias a enfrentarem este terrível mal, será homenageada pela Câmara. Ela irá receber o título de Honra ao Mérito pelo trabalho realizado na cidade. O projeto que concede a honraria foi apresentado pelo vereador Cuco Pereira (PSDB) e aprovado por unanimidade.

Frase

Não existe esse negócio de Terceira Idade. Só existem duas opções: vivo ou morto.

Jô Soares, 82 anos, humorista, apresentador de tevê, diretor teatral e escritor brasileiro


Deixe seu comentário