BALANÇO

Alto Tietê soma 1,8 mil notificações do novo coronavírus e nove vítimas fatais

30 de enero 2020rSubsecretaria Paula Daza, visitando laboratorio de ispch que cuenta con nueva tŽcnica de PCR para confirmaci—n diagn—stica de nuevo coronavirus r Fotos: Alejandra De Lucca V. / Minsal 2020

O Alto Tietê confirmou 16 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. A região passou ontem de 115 para 131 notificações positivas da doença, uma elevação de aproximadamente 14%. O percentual é inferior ao observado nos dias anteriores: na última sexta-feira, o total havia crescido cerca de 30%. A aparente queda é um alento, porém, não desvaloriza as recomendações de médicos e especialistas para mitigar a curva de crescimento do novo coronavírus – como a manutenção do isolamento social – já que a situação permanece classificada como “imprevisível”.

Um novo óbito atrelado à Covid-19 foi registrado na região, que agora soma nove vítimas fatais. Trata-se de uma moradora de Poá, de 61 anos, que faleceu no dia 4 de abril, em um hospital particular de Mogi das Cruzes. A notificação oficial só ocorreu nesta terça-feira para a cidade de residência da paciente. Outras 36 mortes aguardavam resultado de exames até o fechamento desta edição.

No Alto Tietê, o total de notificações do novo coronavírus saltou de 1.734 para 1.840, de acordo com dados divulgados pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Do montante, 559 casos aguardam resultado de exames, 796 são casos leves que não tiveram amostras de exames colhidas e 354 foram descartados (veja quadro).

Dois novos casos tiveram confirmação ontem em Mogi. De acordo com o consórcio, até a tarde desta terça-feira, a cidade havia registrado 391 notificações suspeitas de Covid-19, sendo 53 casos confirmados positivos, dos quais cinco pessoas foram a óbito. A principal orientação da Secretaria Municipal de Saúde continua sendo o isolamento social para conter a circulação do vírus.

As vítimas fatais são três homens de 50, 69 e 74 anos e duas mulheres de 70 e 77 anos. Apenas o mais jovem não tinha registro de outras doenças preexistentes.

Do total de casos confirmados, 27 pacientes conseguiram se recuperar, sendo que 14 estão totalmente curados e 13 tiveram alta hospitalar com orientação para isolamento e cuidado domiciliar, de acordo com a pasta.

Estado

O Estado de São Paulo teve um registro recorde de novos óbitos por coronavírus ontem, chegando a 371 vítimas fatais. Desde segunda-feira, foram confirmados 67 óbitos – quase três por hora. As mortes continuam afetando principalmente pessoas com 60 anos ou mais, somando 313 vítimas.


Deixe seu comentário