COLETÂNEA

‘Arte em Movimento’ de Solyano na Alesp

Artista plástico mogiano expõe na Assembleia Legislativa de São Paulo uma coletânea de sua trajetória profissional. (Foto: Divulgação)
Artista plástico mogiano expõe na Assembleia Legislativa de São Paulo uma coletânea de sua trajetória profissional. (Foto: Divulgação)

O artista plástico mogiano Jorge Solyano promove a exposição ‘Arte em Movimento’ na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A coletânea de 30 obras apresenta a sua trajetória profissional de mais de três décadas, com destaque para a fase atual, que reúne esculturas em material reciclável. A mostra segue até sexta-feira, dia 31.

Esta é a segunda vez que o artista expõe na Alesp. O público poderá conferir desde pinturas a óleo até as obras mais recentes, como as esculturas. “A ideia é mexer com a emoção dos espectadores e levá-los a refletir sobre o social e a sustentabilidade, por meio de obras como as bailarinas, feitas em material reciclável, que contrastam texturas rústicas com a leveza dos movimentos”, disse Solyano.

O artista informa, ainda, que todas as obras estão à venda e que 50% da renda da coleção intitulada “Negros” será revertida para a ONG Fraternidade Sem Fronteiras.

Estão nessa coleção, aliás, seus trabalhos mais aclamados, que retratam a população afrodescendente em cenas do cotiano, com características hiper-realistas.

Para os próximos dias, a expectativa de Solyano, é de fazer muito networking na exposição. “Estou animado para, mais do que vender quadros, divulgar meu trabalho e fazer novos contatos, o que já até começou a acontecer”, diz ele.

Jorge Solyano se dedica às artes plásticas desde a década de 1980, mas foi em 2001 que concluiu o curso de Artes na Escola Panamericana de Artes e História da Arte no Museu Brasileiro de Escultura (Mube) de São Paulo. Recentemente, expôs no Clube de Campo de Mogi das Cruzes. No início do ano, ele mostrou suas obras no Centro Cultural de Mogi das Cruzes.

Apesar de ser conhecido pelos quadros, o artista é versátil, e nos últimos anos vem ganhando destaque com a aerografia e também com as esculturas de bailarinas e jogadores de futebol, feitas a partir de alumínio e outros materiais reciclados.

A exposição ‘Arte em Movimento’, que está em cartaz no Espaço Cultural V Centenário, no andar Monumental, da Alesp, na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, no Ibirapuera, conta com o apoio do deputado estadual Marcos Damasio (PR).