Diário Logo

Notizia Logo

Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes faz concerto gratuito neste sábado (29)

Se você gosta de música brasileira não pode perder o concerto gratuito que a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes fará neste sábado (29), a partir das 20 horas, no Teatro Vasques. Formada pelos professores e alunos mais avançados do Projeto da Sinfônica Mogi, a apresentação terá a participação do solista clarinetista Cristiano Costa e regência […]

28 de julho de 2023

O Diário

Se você gosta de música brasileira não pode perder o concerto gratuito que a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes fará neste sábado (29), a partir das 20 horas, no Teatro Vasques. Formada pelos professores e alunos mais avançados do Projeto da Sinfônica Mogi, a apresentação terá a participação do solista clarinetista Cristiano Costa e regência de Marcelo Jardim, com a coordenação do maestro Lelis Gerson.

O repertório do concerto terá obras de Hudson Nogueira, Henrique Alves de Mesquita, José Ursicino da Silva (Duda), Alexandre Fracalanza Travassos, Carolina Cardoso de Meneses, Joaquim Naegele, Leonardo Bruno e Gilberto Gil.

Fazendo parte do Projeto Bandas e parte do repertório – que será gravado ao vivo – o espetáculo irá compor a série de publicações Música Brasileira para Banda e Repertório de Ouro das Bandas de Música do Brasil. A iniciativa faz parte do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, projeto integrante do programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte (Fundação Nacional de Artes) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A gravação do concerto fará parte do acervo do Projeto Bandas.

No primeiro semestre deste ano, o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música promoveu a gravação de três concertos com a Orquestra de Sopros da UFRJ, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, no Centro do Rio de Janeiro, um deles também com a regência do maestro Marcelo Jardim, e outros dois regidos por Gabriel Dellatorre. O repertório apresentado contou com obras de alguns dos mais importantes compositores brasileiros, como Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Alberto Nepomuceno, Murillo Santos, Patápio Silva, Altamiro Carrilho, Francisco Braga, Ernesto Nazareth, entre outros.

Como ocorrerá agora em Mogi, os concertos foram gravados e todo o material, incluindo as partituras, será publicado no site do projeto entre a partir de agosto, passando a fazer parte do acervo, que é uma das principais ações do projeto. Esta ação em Mogi das Cruzes dá prosseguimento a uma parceria que se iniciou com a Caravana Sinos, realizada em julho de 2022 e a Capacitação Pedagógica para Instrumentos de Cordas, em julho de 2023.

 

Serviço:

Concerto da Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes

Sábado, dia 29 de julho, às 20 horas

Local: Theatro Vasques

Ingressos gratuitos pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/musica-brasileira-para-banda-banda-sinfonica-de-mogi-dascruzes/2093819?share_id=copiarlink&fbclid=PAAaYDiWotoRi58FePNBEiBmq5MaAOoc1EoqhmG5EDjfcLz2sDtp7JP1vO1AQ 

Veja Também