Diário Logo

Notizia Logo

‘Estou aberto para aceitar o ponto de vista da maioria’, afirma Renan

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse na manhã desta segunda-feira (18) que o texto do relatório final “não é uma peça do relator”, mas sim da maioria do colegiado. Integrantes do grupo majoritário “G7” divergem sobre a intenção do relator Renan Calheiros (MDB-AL) de enquadrar o presidente Jair Bolsonaro pelo […]

18 de outubro de 2021

Reportagem de: O Diário

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse na manhã desta segunda-feira (18) que o texto do relatório final “não é uma peça do relator”, mas sim da maioria do colegiado. Integrantes do grupo majoritário “G7” divergem sobre a intenção do relator Renan Calheiros (MDB-AL) de enquadrar o presidente Jair Bolsonaro pelo crime de genocídio contra a população indígena durante a pandemia. A votação do relatório final foi adiada.

—- Essa investigação é coletiva, parlamentar e não pode ser individualizada. Eu estou aberto para aceitar o debate e o ponto de vista da maioria da comissão – afirmou Renan, ao chegar ao Senado, lamentando o vazamento do relatório:  — O relatório vazou, eu lamento que tenha vazado, mas  achei até bom o resultado porque antecipa publicamente um debate que era inevitável.

Mais cedo, o presidente da CPI da Covid,  senador Omar Aziz (PSD-AM) disse que não está convencido do indiciamento do presidente Jair Bolsonaro como genocida. Segundo ele, sem a mudança do calendário de votação, o relatório não seria aprovado. No entanto, ele acredita que o grupo do “G-7” chegará a um concesso. 

A resistência em relação ao relatório  foi exposta durante reunião fechada entre os membros da comissão na sexta-feira. A ala contrária é composta pelos senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Otto Alencar (PSD-BA), Eduardo Braga (MDB-AM) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). 

Aziz disse que soube do relatório pela imprensa. Indagado se o texto fosse votado amanhã seria aprovado, Aziz respondeu:

— Pelo que eu li pela imprensa, não. (…) Há sim divergências, conversas entre nós, isso não tenha dúvida. Eu quero ser convencido pelo genocídio. E, não pense que eu quero passa por cima de alguém. Tem aí várias  tipificações e, uma (tipificação)  bem feita condena a pessoa da mesma forma —  disse Aziz, em entrevista à GloboNews.

Concordamos em discordar: Bolsonaro deve ser responsabilizado na CPI da Covid?

O presidente da CPI  informou que haverá uma reunião nesta quarta-feira à tarde para discussão do relatório.

— No meu estado não houve genocídio de índios, não posso aqui porque quero fazer algo contra alguém. Temos que ter muito cuidado com o que vai aprovar, para que não caia no descrédito. Temos que chegar com relatório unificado — disse Aziz.

Aziz afirmou também que Renan tinha conhecimento das divergências entre senadores do “G7” em relação a acusação contra Bolsonaro de genocídio. 

– Era do conhecimento dele. Ele não fez isso, ele não vazou esse relatório sem saber que a gente queria discutir essa questão. Então, se você me perguntar se está tudo bem, não, não está tudo bem. Agora, não é por isso que nós não vamos votar o relatório e impedir a punição das pessoas responsáveis pela perda de mais 600 mil vidas – declarou Aziz, destacando também que não sabe se haverá “clima” hoje para discutir o relatório.

Veja Também