MENU
BUSCAR
COMUNICAÇÃO

Problemas no WhatsApp, Facebook e Instagram são registrados em vários países

Usuários de todo o mundo relatam falhas de conectividade nestes serviços, que despencam nos mercados acionários após uma tarde de instabilidade

O DiárioPublicado em 04/10/2021 às 17:46Atualizado há 13 dias
Divulgação - Unsplash
Divulgação - Unsplash

Quase todo brasileiro já sabe que o WhatsApp, o Facebook e o Instagram caíram nesta segunda-feira (4). Os problemas, porém, são internacionais. Falhas de conexão e instabilidade também são registradas nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Países Baixos, Alemanha, Itália, França, Rússia e outros países.

São frequentes os relatos de fraco desempenho da plataforma, bem como ausência de conexões ao servidor e de aplicativos. Segundo o Jornal do Brasil, já foram reportados mais de 80 mil problemas com Facebook, 67 mil com o Instagram, e 20 mil com o WhatsApp.

LEIA TAMBÉM: Com WhatsApp fora do ar, saiba como entrar no Telegram

O grupo Facebook já se manifestou sobre a situação, embora não tenha esclarecido a origem das falhas.

"We’re aware that some people are having trouble accessing our apps and products. We’re working to get things back to normal as quickly as possible, and we apologize for any inconvenience.

— Facebook (@Facebook) October 4, 2021"

[Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer incómodo.]

 Possível causa

No Twitter, Brian Krebs, antigo jornalista do The Washington Post, disse que na manhã de hoje (4), os dados do DNS que apontam aos sistemas a via para acessar ao Facebook e ao Instagram foram apagados de tabelas de roteamento global.

Após esta publicação, foi reportado que a rede social Tik Tok também apresentou falhas na conexão. E também há muitos casos de instabilidade em linhas telefônicas móveis.

 Mercado

Os mercados acionários de Nova York tiveram uma segunda-feira negativa, com o setor de tecnologia liderando as quedas. O avanço dos retornos dos Treasuries tende a pressionar essas ações, em dia também de instabilidade em serviços de WhatsApp, Instagram e Facebook - o papel desta caiu 4,89%. Já papéis de energia foram na contramão da maioria, apoiados pelos ganhos do petróleo. Leia mais.

ÚLTIMAS DE Brasil