MENU
BUSCAR
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Você sabe por que hoje é feriado?

Há exatos 132 anos, a monarquia deixava de reinar no Brasil e marechal Deodoro da Fonseca se tornava o primeiro presidente federativo do país

O DiárioPublicado em 15/11/2021 às 14:31Atualizado há 2 meses
Reprodução
Reprodução

Hoje, 15 de novembro, é feriado. Dia de Proclamação da República. Mas você sabe o que isso significa?

A data - feriado nacional desde 1949 - é uma comemoração sobre algo que aconteceu há 132 anos. Neste mesmo dia, em 1889, deixava de reinar a monarquia no Brasil. Neste mesmo dia, o marechal Deodoro da Fonseca se juntava a tropas de rebelados no Campo de Santana, no Centro do Rio de Janeiro, para depor o gabinete de Dom Pedro II. 

Em outras palavras, o feriado da Proclamação da República celebra o momento em que o país rompeu com a monarquia; o momento em que marechal Deodoro se tornou o primeiro presidente federativo do Brasil, implantando um governo republicano.

Tudo isso aconteceu em uma sessão extraordinária na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Ali, além de estabelecido um governo provisório, ficou decidido que a família real seria expulsa do país, o que de fato aconteceu. Mais informações sobre este marco histórico estão disponíveis no site Brasil Escola.

Lazer

Além da praia, que tem atraído muitos turistas neste feriado, o Mercado Municipal de Mogi e os parques da cidade estão abertos hoje.

Além disso, o cinema também é uma boa opção para o passeio em família. E um dos filmes em cartaz é 'Os Eternos', que O Diário já assistiu e publicou uma resenha.

ÚLTIMAS DE Brasil