REFLEXÃO

Campanha da Fraternidade será lançada nesta quarta-feira

DIÁRIO

A Campanha da Fraternidade será lançada na próxima quarta-feira, às 19h30, na missa de Quarta-feira de Cinzas a ser celebrada pelo bispo dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral de Santana. O tema deste ano é Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso, que propõe uma reflexão sobre o cuidado mútuo entre as pessoas, na família, na sociedade e no planeta.

A Igreja Católica volta, de alguma forma, a um assunto já tratado em 2016: a terra como uma “casa comum”, que lembra a referência dada naquele ano às reflexões sobre “o mundo como um espaço comum para todos”.

Na quarta-feira, a celebração marca o início da quaresma, período que recorda os 40 dias de Jesus no deserto e marca os preparativos dos católicos para a Semana Santa, quando se revive o Tríduo Pascal – a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

No período, a Igreja Católica orienta aos fiéis que pratiquem o jejum, a esmola e a oração, fatores de conversão para os cristãos. Haverá missas com a distribuição das cinzas, na Catedral Santana, também às 8 e 12 horas, assim como em todas as paróquias da Diocese (é possível ver os horários e endereços na página da Diocese: www.diocesedemogi.org.br).

A Campanha da Fraternidade terá como lema uma frase encontrada no evangelho de Lucas: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). E tem como objetivo “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e o compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa casa comum”, segundo afirma a Diocese.

Entre os temas a serem tratados estão apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos evangelhos; propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas; fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência; promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude; despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente e vida nova; e outros.

Santa

Neste ano, o cartaz da campanha apresenta a figura de Irmã Dulce, a religiosa baiana que foi canonizada em outubro do ano passado pelo papa Francisco.

Haverá missas das cinzas, na Catedral Santana, também às 8 e 12 horas, assim como em todas as paróquias da Diocese.

Câmara

Na próxima quinta-feira, uma sessão solene lança a Campanha da Fraternidade na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Será às 20 horas, com a presença de autoridades religiosas e políticas, além do bispo dom Pedro Luiz Stringhini.

Feriado

Por causa do Carnaval, o funcionamento da Cúria Diocesana e do Tribunal Eclesiástico Diocesano será diferenciado. Não haverá atendimento as próximas segunda e terça-feira, e o retorno das atividades acontecerá na quarta-feira, no horário comercial (das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas).


Deixe seu comentário