MENU
BUSCAR
"Benchmarking"

Prefeito de Mogi vai ao Nordeste conhecer programas na área de inovação

Caio Cunha e comitiva estiveram em Salvador e Recife em busca de boas práticas e ações

O DiárioPublicado em 04/10/2021 às 18:48Atualizado há 2 meses
Prefeito pretende trazer programas de inovação para Mogi  / Reprodução Instagram
Prefeito pretende trazer programas de inovação para Mogi / Reprodução Instagram

No setor privado, o nome que se dá é benchmarking. Nada mais é do que a busca das melhores práticas de gestão, analisando a concorrência ou outras empresas / entidades.

Neste mesmo canal, já citamos aqui a importância de usar a mesma prática do setor privado para a coisa pública. Aliás, conhecer outros exemplos e boas práticas de gestão em outras cidades faz parte de uma das premissas das cidades criativas.

LEIA

Você já ouviu falar em Cidades Criativas?

Veja os 7 pecados capitais das cidades criativas

Foi o que fez o prefeito Caio Cunha (Podemos). Ele acaba de retornar de uma viagem ao Nordeste com uma agenda de visitas as cidades de Salvador e Recife para se informar sobre programas e ações voltadas ao planejamento, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento urbano, que poderiam ser implementadas também em Mogi das Cruzes   

Segundo informações da administração, durante as visitas o prefeito teve a chance de conhecer, paralelamente, experiências que as duas cidades estão desenvolvendo para diminuir a desigualdade social.

Na viagem às capitais dos Estados da Bahia e de Pernambuco, realizada no final da semana passada, Caio Cunha estava acompanhado da presidente do Fundo Social, Simone Margenet Cunha, e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli, e de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues, além do chefe de Gabinete, Lucas Porto.

A primeira dama e o secretário Bastianelli acompanharam toda a agenda, enquanto Cláudio e Lucas Porto estiveram apenas em Recife.

Em Salvador, a comitiva, segundo informou a Prefeitura, se reuniu com a vice-prefeita da cidade, Ana Paula Matos (PDT), com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Mila Paes Scarton, com o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Samuel Araújo, e com o vereador André Fraga.

O grupo também conheceu HUB de Salvador, que, de acordo com o prefeito, poderá ser um modelo para uma estrutura semelhante a ser implantada em Mogi das Cruzes.

Durante a vista ao Recife, Caio teve um encontro com o prefeito João Campos (PSB). A comitiva também visitou equipamentos da cidade, como a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries), voltado ao planejamento integrado da cidade; o Porto Digital e os projetos Compaz e Vida nos Morros, voltados à cidadania.

Nas visitas a estes dois projetos, os mogianos estiveram acompanhados do secretário municipal de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, e do ex-secretário municipal de Inovação Urbana, Tullio Ponzi.

O Canal aguarda mais informações da assessoria da prefeitura para detalhar um pouco mais sobre o que as duas visitas podem trazer de melhorias para Mogi das Cruzes.